terça-feira, 24 de março de 2009

pesquisando sobre métodos de ballet

o.b.s: Este blog fala das minhas descobertas. Minha intenção aqui não é dar aulas de ballet, mas sim divulgar e analisar minhas próprias pesquisas e discutir com quem acompanha.

Como faço ballet há muito pouco tempo, ainda tenho muitas dúvidas. Hoje pesquisei sobre métodos de ensino e achei esse texto, que acho que me esclareceu bem. No blog da Cássia também tem um post falando de método de ensino.

"Existem vários programas de treiamento que os bailarinos podem seguir para tornarem-se bailarinos profissionais. Três dos maiores programas são o Cecchetti, o Russo Vaganova, e o da Royal Academy of Dance (RAD). Todos eles possuem diferentes níveis, do iniciante ao avançado, e todos possuem vantagens e desvantagens.
A técnica Cecchetti foi desenvolvida a partir das aulas do grande mestre de ballet Enrico Cecchetti, através da Sociedade Cecchetti. É um plano de aula completo, elaborado para treinar bailarinos para o trabalho profissional. Uma ênfase notável, no método Cecchetti, é dada à fluência dos braços, na passagem de uma posição para outra, muito mais do que em qualquer outro método.
A técnica Russa Vaganova é derivada dos ensinamentos de Agripina Vaganova, a qual foi diretora artística do Ballet Kirov por muitos anos. No método Vaganova, os bailarinos dão maior atenção para as mãos, as quais, diferentemente do método Cecchetti, não fluem invisivelmente de uma posição para outra, é dado à ela uma maior energia e imponência, deixando-a para trás e trazendo-a de volta no último momento. No método Vaganova os exercícios de cada nível não são estabelecidos como no RAD. Cada professor coreografa sua própria aula, de acordo com as diretrizes dadas à eles, os alunos dançam essa aula em seus exames. O método RAD é muito comum. Se ajusta muito bem às escolas de dança em que os alunos têm, em média, não mais que uma aula por dia.
A Escola do American Ballet ensina o método Balanchine. Criado por George Balanchine, permite aos bailarinos dançarem as suas coreografias de maneira muito mais fácil do que os outros bailarinos. Nesse método as mãos são diferentemente trabalhadas de todos os outros métodos.
Cada técnica também dá diferente nomenclatura para as direções do corpo, posições dos braços, arabeques e alguns dos passos. Por exemplo, a posição dos braços é conhecida como “bras bras” no método RAD, como “fifith em bas” no método Cecchetti e como “preparatória” no Vaganova. Contudo, as cinco posições básicas dos pés são as mesmas."

(fonte: http://www.bailarinas.kit.net)

Bom, acho que na minha escola o método dado é o Vaganova, porque falamos "posição preparatória" na posição dos braços citada acima. Fiquei de perguntar isso para minha profa. e esqueci. Na próxima aula, pergunto.

3 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o blog..principalmente porque comecei a alcançar o meu sonho de dançar ballet depois de não tão nova..já estou com 28 aninhos, mas com corpinho de 15 diga-se de passagem.. adoro dançar apesar da dor imensurável do meu corpo!! as idéias aqui discutidas são fantásticas!
Joy

Anônimo disse...

É bom ver que mais gente inicia ballet pelo prazer de dançar com digamos "uma certa idade". Fiz ballet por alguns anos e parei há muitos outros... Hoje com 23, voltei. Sempre ficava me achando velha demais, e vendo outras pessoas fazerem o mesmo é confortante.

Anônimo disse...

Gosto muito de dançar, tenho 16 anos e faço ballet desde os 13, mas não sou a melhor aluna nas tecnicas, tenho muita dificuldade nos movimentos en dehors de perna. Desistir está longe dos meus planos, mas na maioria das vezes me sinto frustrada e gosto de ler sobre o assunto para me motivar.. adorei o blog!!