segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

the show must go on


Ontem foi o dia da minha apresentação de fim de ano. Foram duas sessões, uma começando às 10h e outra, 12h. O espetáculo comemorou 15 anos da academia onde faço aula e é sempre tão bonito reunir a família. Frozen é um tema muito rico. Uma das animações mais lindas que a Disney já produziu, com trilha sonora de arrepiar cada fio de cabelo. Foi impossível não se emocionar. Mas não foi só com a história...

Quem interpretou Elsa e Anna, além de alunas nas fases de criança das personagens, foram as donas e professoras da academia, minha tiaNatália e a tia Amália – que são também irmãs. Por mais que algumas pessoas tenham torcido o nariz pra isso, a dedicação de ambas para fazer um espetáculo incrível quebrou barreiras e preconceitos – e no final,  elas arrancaram lágrimas da plateia. Falar é sempre fácil. Difícil é estar ali, dirigindo uma academia, um espetáculo, ensaiando, cuidando de toda a produção e ainda interpretando os personagens principais de um musical. Se as personagens poderiam ter sido interpretadas por alunas da academia? Claro. Mas Natália e Amália queriam perfeição e precisavam de muita disponibilidade pra ensaios, então, resolveram assumir o papel de Elsa e Anna elas mesmas. Muitas vezes, com um projeto e um negócio seu, é assim que acontece. E eu entendo completamente. Acredito que toda a família NAC Dance entendeu, pois a gente está ali, no dia a dia, sendo guerreiro junto com elas.

É difícil ser "guerreiro" porque os desafios nunca terminam. A bailarina é guerreira desde o início, desde sua primeira aula até cada apresentação. A dança é uma batalha diária. Tem vezes em que os músculos doem, os pés rasgam mas você precisa (e quer) dançar. Tem vezes que não te pagam o que você merece, mas é seu sonho e você continua sobrevivendo de dança e para dança, como é o caso de quem é profissional, ou quem é dono de academia. Tem vezes que, não importa o que aconteça, the show must go on

Tenho certeza de que muitos ali estavam se sentindo como eu: preocupados, angustiados com o mundo lá fora e nossos problemas pessoais. TiaNatália interpretou Elsa duas vezes seguidas com seus filhos gêmeos internados, longe dela, em uma UTI. A Belinha tinha que sair direto da segunda sessão pra uma das provas mais importantes da carreira dela. E quantas outras mentes naquele elenco estavam em outro lugar? Mas, ao mesmo tempo, estávamos todos ali, unidos pela mesma coisa, por uma mesma paixão que nos mantém fortes mesmo nos momentos mais difíceis. E quando dava o terceiro sinal e as cortinas abriam, era hora de fechar os olhos, respirar fundo e acordar em Arendelle. 


Dessa vez, não senti que fiz tanto pelo espetáculo no palco: minha coreografia foi a "coroação da Elsa" e interpretamos freiras em um ballet contemporâneo. Nem se compara à Valsa da Neve do ano passado, que amei muito mais por ter sido meu 1º ballet de repertório. Mas fiz muito no backstage, o que me preenche de uma forma incrível. Amo poder ajudar a família, dar de volta toda a dedicação que me é dada nas aulas. Fiquei responsável pelo cenário e objetos de cena e também cliquei o backstage (algo que adoro fazer!). Não tenho muitas fotos minhas, mas no dia do ensaio geral, tiramos essa fotinho aqui (sou a freira da esquerda):


O dia do ensaio geral foi um desespero. Eu simplesmente confundi datas e esqueci dele! Tenho certo problema com agenda... A sorte é que moro relativamente perto do teatro e cheguei a tempo.

É, esse foi um ano atípico, com pouca dança, com pouca dedicação e atenção ao ballet. 2014 foi desafiador em todos os sentidos, na verdade. Um pouco assustador, às vezes, e cheio de surpresas, com muitas paixões que imploraram pra ser vividas, mas que não tiveram espaço ou tempo suficiente. Como a dança.

Dizem por aí que 2015 será mais leve, tempo de conclusões e colheita. Bom, mesmo que não seja, é hora de aceitar os novos desafios, porque guerreiro nunca para, ou desiste. E let it go.



Um comentário:

Rebeca Franca disse...

Que lindooooooo *-* Na minah cidade natal uma academia bem famosa aqui também fez o espetáculo sobre o filme Frozen e ficou lindo de mais. Posta as fotos e os videos pra gente ver, to super curiosa *-*
http://www.bombademorango.blogspot.com/