terça-feira, 24 de abril de 2012

A quinta posição e o sapinho

Foto de Jayane Marcil

Eis o meu maior defeito: minha quinta posição. Ela parece mais uma terceira sofrida e mais próxima, pra ser bem sincera. A esquerda é até melhor do que a direita. A direita é uma vergonha... haha Já me disseram que bailarina coxuda tem mais dificuldade em fechar direitinho a quinta posição. Sendo assim, 1 a 0 coxa... É a parte mais gordinha do meu corpo. rs

O chão da minha sala está em reforma e é um pouco escorregadio. É de madeira, nada antiaderente. Consequência: minha quinta é praticamente inexistente nas aulas de ponta. Precisamos até providenciar breu... Porque minha quinta melhora quando consigo fincar os pés no chão, pelo menos.

Perguntei à Monica, minha professora de alongamento sofrido  cubano, o que eu poderia fazer para melhora-la. Sua resposta foi o sapinho.

Sim, aquela posição desagradável de se fazer caso você tenha mais de 10 anos de idade. haha Eu não ia postar nenhuma foto ilustrativa minha (imagina!). Felizmente, minha amiga fotógrafa Carla Costa tinha este imagem:



Agora, desenho fazendo sapinho, vejo filme fazendo sapinho... haha Tudo para ver se consigo uma melhora na minha quinta. Tentar emagrecer também não seria má ideia.

Queria saber de vocês, o que vocês fazem pra melhorar a quinta?

Dica: Cada um tem a sua própria quinta, seus limites, e temos que tomar muito cuidado para não danificar nosso joelho, forçando demais, ok? Pergunte sempre a opinião do seu professor.

29 comentários:

Lais disse...

Quando faço quinta, meu pé da frente que fica menos reto. Assim, chego muitas vezes perto de uma parede e fico forçando, para ele acostumar a ficar mais reto.
Mais vou tentar sapinho ^^

Eliane Quirino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eliane Quirino disse...

Há !! Tbm sou do tipo que vive brigando com a coxa, como eu digo BAILARINA DA COXA GROSSA, mas eu fiz muiito sapinho e faço encostar os pés(na primeira posição en denhors) na parede, tbm passo esses movimentos para as minhas alunas bjos.
Fiz um blog, ta no inicio se quiser e puder dar uma passadinha fico agradecida bjs

pliesticaporelianequirino.blogspot.com.br

Daniele disse...

Pois é, tenho o mesmo problema com a quinta, ainda mais no eleve! Minha coxa também me atrapalha.

O sapinho parece ser indicado por todos, mas os resultados são muito lentos, pelo menos no meu caso. Tenho que ter mais paciência com meu corpo às vezes.

beijos

Bia Fraga disse...

Gente uma das minhas salas de ballet é bem lisa,mais tive alguns problema com a quinta no ano passado uma dica que uma das juradas do meu exame me deu foi que eu pensasse não em cruzar apenas os pés mais desde o inicio da perna a coxa também, o que me ajudou bastante, outra coisa que temos feito na aula que ajuda bastante é durante os exercícios prender o máximo o glúteo, abdomen e os músculos da perna, Com tudo preso fica mais fácil de fazer os movimentos...
Vou tentar a do sapinho ^^

Tammy disse...

Nossa, ontem mesmo, antes da aula, eu estava fazendo sapinho e reclamando que ele era melhor há um tempinho atrás.
Sapinho é uma marvilha de fazer em cima de um colchão ou colchonete... ele desce até =)

Julimel disse...

Não é só vc Carol... Minha quinta também é horrível!
Mas pelo que andei lendo, conforme vc faz exercicios de rond' jambe, a musculatura da coxa vai "abrindo" de forma gradual... O Noverre (criador da posições básicas do ballet) era contra forçar os pés, e que esse método do rondi é o mais ideal.

Espero ter ajudado^^

Julimel disse...

Ah, e meu primeiro prof passava um exercicio no final da aula que a gente costuma chamar de "bumbum na parede". vc abre um espacate de segunda só que deitada no chão com o bumbum na parede. Além de ajudar no alongamento de 2ª e ajudar a criar força no interno da coxa, acredito que a rotação também melhora, facilitando fechar a 5ª :)

Thaty Bonfim disse...

sempre me perguntei pra que serve o sapinho, seria interessante saber todas as utilidades dele :)

Júlia disse...

Como disse a Bia Fraga, deixar tudo preso (principalmente os glúteos) faz com que a virilha fique mais aberta! Pois a rotação pra fazer a quinta posição não vem do pé e muito menos do joelho e sim da coxa..

Daninha disse...

Carol, não achei seu e-mail do blog, por isso estou escrevendo por aqui mesmo.

Também comecei o ballet tarde, com 25 anos. Estou me esforçando muito para melhorar minha flexibilidade mas os resultados apesar de aparecerem são lennntttoosssss!

Você tem alguma dica? Para o gran getê, vi comentários e dicas em vários blogs, mas tentei procurar exercícios para o atiti e não encontrei nada! Minhas costas doem demais quando tento fazer e não consigo levantar o joelho!

beijoss

Dani disse...

Aaah, o sapinho... Me fez até ver estrelinhas, a primeira vez que a minha ex-prof nos mandou fazer –– e veio dar uma ajudinha.
Eu tenho uma péssima abertura de 2a, meu quadril é superfechado tanto que meu sapinho fica a km do chão e minha borboletinha nunca conseguiria voar, então também tenho bastante dificuldade de fechar a 5a. Mas duas coisas que vi recentemente e tem dado resultados, apesar de graduais, são:
(1) uma dica da Kathryn Morgan, não tentar virar a perna "da frente pra fora", mas sim de dentro pra fora. Ou seja, se esforçar para girar a coxa através da musculatura interna e não da anterior.
(2) uma correção do meu prof pro plié em 5a –– mas que extrapolei para na hora de fechar a posição ––, separar as panturrilhas. Ou seja, na hora do plié em 5a, não pode deixar as panturrilhas se abraçarem, ou você está perdendo en dehors; o que tenho feito é cuidar isso na hora que levanto do demi que a gente dá pra se posicionar na barra. Encaixo os pés, aparto as panturrilhas e estico primeiro a perna de trás, que é a que gosta de voltar pro lugar.

Anônimo disse...

Carol, menina..! Onde você achou essa foto do sapinho??? rs

Carla Costa disse...

Carol, menina..! Me diz, onde você achou essa foto do sapinho??? rs

Anônimo disse...

Não sei se o sapinho é mesmo eficaz, consigo encostar a virilha no chão (da mesma forma a borboletinha, consigo encostar os joelhos no chão) mas a minha quinta é terrível...

M.Leite disse...

moooorro de vergonha da minha quinta!
Dehors minha coxa não tem nada e eu sofro...
Eu odeio passar breu, mas comecei a usar esporádicamente, pra usar a técnica do "fincar" e ela começou, em passo de formiga, obvio,a dar uma abertinha, na direita... pq a esquerda continua uma tristesa :(
Obrigada pela dica :)))

Guilherme disse...

estranho sempre tive quinta perfeita mas deve ser por que eu sempre durmo fazendo sapinho kkkk mas tenta também a borboleta ajuda no sapinho '-'

*May Lopes disse...

Olá Carol.Tbm sou bailarina coxuda e sei o que é isso! kkkk
É bem dificil não só fechar a quinta,mas mostrar que os joelhos estão totalmente esticados!
Beijo enorme!

Geisa Vitte e Amábilly Furtado disse...

Carol, cade tu menina? precisamos de post novo já ! rs ♥

Fernanda Luma disse...

ok que eu não entendi nada do que você falou, mas ainda assim gostei da forma como escreve! sua foto do perfil é lindo, me lembrou muito "Cisnei Negro" huaha Beijao!

Lu Alves disse...

Carol,

Ainda não cheguei a trabalhar a quinta (rs), estou no nível iniciante para adultos.
Passo a semana toda ansiosa para a aula de sábado, hehe.
Mas valeu pela dica! :*

Aproveito para dizer que tem um selinho pro seu blog lá em: http://futurasraw.blogspot.com.br/2012/05/primeiro-selinho.html

Beijos!
Amei seu blog!

Me visite em:
http://cirandadalu.blogspot.com.br/
http://futurasraw.blogspot.com.br/

Beatriz disse...

Eu faço isso raramente enunca doi, estou fazendo errado?

Giulia de Oliveira disse...

Não creio que o sapinho vá ajudar, tenho uma ótima abertura, encosto tudo no chão ,assim como a borboleta. Mas ainda assim minha quinta falta uns 8 cm para ficar perfeita

PRISCILA disse...

Gente minha quinta é a mais terrível de todas, estou na turma ballet iniciante 2, no segundo ano, porem minha quinta falta mais de um pal o para fechar,kkk, é de morrer de vergonha,mas se forço para fechar mais dói e não me equilibro, sinto forçar muito a perna e tenho medo de lesionar o joelho de tanto forçar, vou tentar fazer sapinho todo dia ve se abre essa perna travada que alem de enferrujada é coxuda tb, se alguyem puder me ajudar com mais dicas para diminuir esse palmo de largura,aff

PRISCILA disse...

quis dizer mais de um palmo, digitei sem prestar atenção

Anônimo disse...

É normal o espacate causar excitação

FernandA Fraga disse...

Caraaaaamba eu não sabia disso 😱 agora entendi pq minha quinta posição na perna esquerda nunca fica certa . Valeu mesmo pela dica ❤

FernandA Fraga disse...

Sofro com o mesmo problema na perna esquerda kkkkkk a direita fecha certinho agr a esquerda .... Falta muito pra fechar

FernandA Fraga disse...

Sofro com o mesmo problema na perna esquerda kkkkkk a direita fecha certinho agr a esquerda .... Falta muito pra fechar