quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Hoje eu sonhei com ballet


Quando o ballet aparece nos meus sonhos, geralmente reflete algum sentimento escondido lá no fundo do meu ser a respeito de alguma situação que, na maioria das vezes, nada tem a ver com a dança.

Sempre tenho pesadelos com o ballet. Quando morava e fazia aula no Rio, era minha professora de lá quem aparecia e me dava várias lições duras e verdadeiras sobre tudo. haha Aqui, pela primeira vez, apareceu a Mônica, professora querida que já não me vê há alguns meses, pois ainda não consegui me organizar 100% financeiramente para voltar às aulas.

Eu sempre fui daquelas alunas super dedicadas, que ajudam no espetáculo, seja no conceito, ou no figurino, ou pintando florzinha para cenário... A minha antiga escola era muito perto da minha casa, então, quando podia, passava horas por lá, ensaiando para outras coreografias de modalidades diferentes, ajudando... Era meu refúgio. Aqui em Brasília as coisas mudaram um pouco e eu perdi este refúgio. E logo quando estava começando a me sentir em casa, tive que dar um tempo. E esse tempo está me corroendo.

O sonho foi bem angustiante em um momento específico quando ao subir nas sapatilhas de ponta, não consegui sustentar meus pés! Eles não tinham força para se manter em pé e eu sentia minhas articulações dobrando e pensava "É porque estive todo este tempo sem fazer aula". Até seguro o choro ao escrever sobre esta parte. Porque sei que, mesmo este pesadelo ter sido um reflexo de outros sentimentos em relação a outras coisas da vida, eu também sinto atualmente esta impotência em relação ao ballet. Sinto-me tão distante dele... como se ele estivesse indo embora de mim.

Foi muito estranho... E no final, enquanto estávamos numa espécie de confraternização da escola, mexendo em doces, minha professora me disse que eu podia voltar a hora que eu quisesse. Mas eu respondi, teimosa, com lágrimas nos olhos "Não é bem assim..."

foto: Dance Magazine

14 comentários:

Purplewire disse...

Nossa 'o'

Anônimo disse...

ah, eu também sonho com ballet. Toda noite, sério. Eu sonho que eu fiz um grand jeté lindo, dei uma série de fouettés maravilhosos e que tenho uma flexibilidade e sustentação invejáveis. E sim, esses sonhos refletem tudo o que eu não tenho e daria tudo pra ter. E você deve imaginar o quanto eu fico triste ao acordar. Porque por mais que eu queira, não é de um dia pro outro que eu vou conseguir essas coisas. Ballet acima de tudo é superar seus limites físicos e desenvolver casca grossa, porque né.. E controle emocional não é meu forte.

Irla Mirelly disse...

Que liindo!
Beiijos

Cássia disse...

Eu conheço bem essa sensação de um estúdio de dança ser o nosso refúgio. Tive isso na segunda escola onde tive aula. Passava horas e horas lá, especialmente quando queria esquecer do resto. Sinto tanta falta. Imagino como é para você estar sem esse refúgio, ainda mais quando estava prestes a tê-lo de volta. A única coisa que posso te dizer é: o ballet não está distante de você. Traga-o de volta da maneira que você puder, para a angústia diminuir um pouco. O seu sonho tem tanta angústia... Espero, de verdade, que você possa voltar a se sustentar sobre seus próprios pés. ;-) E não se sinta tão só, porque você não está.

Grande beijo.

Sah disse...

Eu conheço essa sensação de refugio,mais eu to tendo tambem um pesadelo acordada a minha professora de bale esta desmanchando a socieda e eu não como vai ficar a escola e eu amooo aquele lugar toda vez que eu saio de lá eu digo para mim mesma :Exorcizei kkkkk,eu vou ficar muito triste se fechar.

Amyh disse...

Também sonho com ballet. Tive sonhos que pareciam sequências. E eram meio creepy, mas na verdade, tudo o que eu queria! Já pesadelo com isso, acho que nunca tive...

Jéssica disse...

Sinto o mesmo que você não apenas em relação ao ballet. Tanta coisa mágica parece se perder com o tempo muito embora permaneça guardada, em algum lugar, dentro do coração. Esse resgate, às vezes, não é tão simples de se fazer.

p.s.: a lagarta tá linda.

Letícia disse...

Também me sinto assim, mas eu ñ parei no ballet mas tenho a senssação de ñ está fazendo certo de está totalmente fora de nível das minhas colegas, passa no meu blog http://eutambmdanoballet.blogspot.com bjs

Ingrid disse...

Eu conheço bem esse sentimento de agonia! E como sei...
Mas força viu?! Tenta de todas as formas não deixar o ballet longe de você e isso é possivel.

camila disse...

nos meus muitos sonhos com o ballet consigo fazer o que meu corpo nao alcança de dia. acordo feliz por de alguma forma ter experimentado a sensação. já ouvi dizer que, para o cérebro, sonho é como uma experiência. vc vive aquilo.
tb não posso mais fazer ballet (que tb comecei já adulta) mas o carrego dentro de mim e o faço quando e onde posso, em cada pequeno movimento do dia a dia.

legal vc dividir conosco até seus sonhos. leio o blog há tempos e é como se vc fosse uma amiga de sempre

espero que seus dias e suas noites melhorem

bjs

Anônimo disse...

Eu já tive diversos sonhos envolvendo o ballet, desde estar dançando nua e não poder me cobrir, até fazer uma apresentação perfeita e ser ovacionada no final. Mas sempre que as apresentações se aproximavam, eu tinha era pesadelo: um pesadelo recorrente de repassar mentalmente a coreografia mil vezes, com medo de esquecê-la. Nem preciso dizer que acordava estenuada como se tivesse dançado mesmo todas aquelas vezes, mas eu não conseguia mandar o meu cérebro parar de reproduzir os mesmos passos...

Daiane disse...

É realmente é muito difícil, abandonar algo que gostamos tanto, a dança reflete de todas as forças em nossa vida, cotidianamente e principalmente em nossas emoções...

Sissy disse...

Está chegando o dia da minha primeira apresentação e sonhos é o que nao faltam! ja sonhei que nao conseguia entrar no teatro, outro dia, que uma das bailarinas nao podia dançar e eu tive que dançar no lugar dela sem saber a coreografia...bom...ansiedade é o que nao falta!!

Constança disse...

ola em moro em Portugal e adoro o seu blogue.Eu ando na "royal acedemy of dance" e sei bem o que é sonhar com ballet, nos sonhos tudo acontece perfeito, tudo o que nós fazemos sai bem, mas na realidade o ballet muito complicado, mas quando uma pessoa gosta de verdade do ballet isso tudo se torna muito mais fácil : )