quinta-feira, 9 de setembro de 2010

"ponta boa é ponta velha" e o pássaro azul



Quando é que nós, bailarinas ansiosas, vamos aprender? Depois de posts e mais posts desesperados em relação às minhas aulas de ponta, finalmente estou entrando em harmonia com elas. Bailarinas adultas iniciantes nas pontas - como eu - aprendam de uma vez por todas: ponta boa é ponta velha. E só se adquire bom rendimento e total familiaridade com as pontas depois de uns seis meses fazendo aulas. Eu já havia lido sobre isso, já sabia na teoria, mas não queria enxergar na prática. Meu desespero e minha cobrança não deixavam!

Estou numa nova fase. Optei por dançar no final do ano e já começamos a ensaiar. Os ensaios têm sido maravilhosos! As pontas não machucam mais. Agora, só sinto dor muscular mesmo, por causa do trabalho com os pés e de toda a "malhação". E mesmo assim, aguento por bem mais tempo uma aula, um ensaio.
Vamos ser os pássaros azuis com os quais a Branca de Neve canta no início do filme, quando vai colher flores. A música será a do Pássaro Azul da Bela Adormecida. Não a do solo, a do pas de deux:


Posso dizer que fiquei imensamente feliz com a escolha do tema. Amo o Pássaro Azul, é um dos meus personagens favoritos. Não dançarei a variação - que é o meu sonho - mas já é um começo! haha

Fiz as pazes com a minha Toshie. Essa, sim, foi realmente minha primeira sapatilha. Afinal, não fiz nem 4 aulas com a Capézio Partner apertada que comprei. Vou ter que trocar, talvez por outro modelo, quando essa já estiver toda pintada de azul e caindo aos pedaços... Mas vou guardá-la pra sempre e ser muito grata por todo o aprendizado que ela me proporcionou.

14 comentários:

Fabi Romeo disse...

um dos meus maiores medos no ballet, é não conseguir fazer tudo exatamente do jeito que quero, penso e sonho... mas também sei que para sair tudo do "nosso jeito"... só com calma e jogando a ansiedade pra lá! rs

sempre leio seus posts... sempre! mas o mais bacana, é que agora além de ler, vou poder "participar" também! :)

beijinhos, carolinda!

Gisela disse...

Olá! Eu adoro o seu blog, é um dos meus preferidos! Vou começar as minhas aulas de ponta em Janeiro, e tenho estado a pesquisar bastante. Só uma pergunta: essas pontas da foto são a sua Toshie? Visite o meu blog: http://balletdancandoparaoceu.blogspot.com/

Cássia disse...

Nossa adorei seu blog... Nunca imaginei que tivessem tipos diferentes de sapatilhas.
Acho ballet lindo, mas meu corpo e meu peso não são pra isso hahahaha
Durante um tempo, a dança foi minha terapia. Após um assalto, perder emprego, sem nada pra fazer, me trancava no quarto todos os dias e dançava horrores. Parecia que todos os meus medos sumiam... Toda angústia, tudo de ruim de desfazia.
Fiquei lendo seus posts, vc falando sobre seus medos, suas angústias, suas expectativas com as apresentações. Sei que é meio difícil, mas esquece isso... Pensa apenas no prazer que o ballet te proporciona. Na sensação que vc tem quando dança, e principalmente nos aplausos que vai ter no final.
Por coisas da vida, hj eu nem tenho vontade de dançar... Mas depois de ver seu blog, fiquei pensando: quero voltar a dançar! vou fazer aquilo que me fazia tão bem. Penso em fazer aulas de alguma coisa, só não sei do que hahahaha
Voltarei aqui mais vezes. Adorei seu blog.

Bjos!

Leticia disse...

Carol
Depois de 8 meses usando a mesma sapatilha, sou obrigada a concordar... a minha tá uma delícia! Uso uma da só dança, mas não é a toshie... uso a nickya... adoro!
Ela tá bem sujinha já... mas adoro sapatilha com cara de velha, mesmo as meia pontas, demoro pra jogar!
Queria fotografar a minha antiga...
Beijos
lelê

*May Lopes disse...

Não tenho nem 1 mês de aila e já tinha ouvido falar nisso!
Que bom que vai dançar no final do ano!
Força!
bjOkas

Isabela Sousa disse...

Isso é a mais pura verdade: nada melhor do que uma ponta velhinha, moldada aos pés e bem confortável! Poderia ficar um dia inteiro com uma assim!
Agora ponta nova é PODRE! Ninguém merece; dura, desconfortável, apertada, aff ¬¬
Beijos.

www.makeupandgirls.blogspot.com/

Tha FF disse...

Eu queria muito estar nessa também, porém estou numa briga imensa a procura da "ponta-perfeita" e tá difícil...hoje mais uma desilusão com essa história...passa lá no meu blog que esse é o post do dia!!
Há e que bom que vc conseguiu entrar no espetáculo do fim do Ano!!!Feliz por vc!!
Bjs

Carolina Pismel disse...

Oi Carol, eu tb sou Carol..rs e descobri seu blog essa semana e foi maravilhoso para mim! Além do seu, tb leio o "dos passos da bailarina" e a Comunidade de ballet adulto! Mas o seu foi que mais gostei! Por mil motivos mas o principal é o fato de vc ser bemmmm parecida comigo...fora a coisa do nome,sou capricorniana, também trabalho com meu namorado e amo os musicais da Disney! rs.

Eu também sou completamente apaixonada pelo ballet e quero começar com 25 anos. Estou na batalha na escolha de uma escola...que eu terei como pagar e que tenha aulas nos dias que posso.

Assim como vc, eu também trabalho muito ( gráças! pq amo meu trabalho! sou atriz!)eu tb trabalho com meu namorado ele é da minha Cia de Teatro e isso é muito bom porque estamos sempre juntos em qualquer lugar do mundo! rs mas eu também tenho problemas com grana...até pensei em fazer na sua escola de dança.. pq li todos os seus posts do blog e me envolvi com tudo que vc escreveu..achei uma boa escola... mas moro na Tijuca e recreio fica muito longe... e não tenho carro! :(

RESUMINDO: que texto enorme que eu escrevi rs...mas PARABÉNS pelo blog...AMEI! Vou continuar aqui e quando começar minha aula em algum lugar eu te conto. bjs Carolina Pismel

Juu ' disse...

Oiii Carol! Tava com saudades já... Bom, não uso pontas (ainda), mas sempre ouço isso das minhas colegas que já estão com elas... e pássaro azul é liindo demais* Vi num festival ano passado, feito por minha futura professora, mtoo lindo! E vc ficaria perfeita de pássaro azul Carolzinha!

Beeijos'

Nati disse...

Seu blog me inspira muito!

Tenho treze anos e, por motivos médicos, comecei a fazer ballet. E o insesperado aconteceu: me apaixonei!
Talvez eu não chegue a um nível muito alto, pois não tenho "peso de bailarina" haha e toda aula depois das intermináveis dores vem aquele pensamento: eu não consigo. Mas eu vou continuar a guardar o ballet e minhas sapatilhas na minha alma! Pra sempre!

Ah! Eu tenho um sonho de ballet: eu queria dançar Gisele! É o meu ballet de repertório favorito! :D

Parabéns pelo blog! Um dos meus favoritos!

Helena disse...

Carollll
Entendo bem o que vc está dizendo, final do ano também vou dançar nas pontas, um solo que fiz pra mim e quanto mais eu pratico com ela mais familiarizada fico, vc é inspiração de muitos, inclusive eu continue firme...Bjos!!!

Manu Silva disse...

Caarooool *-*
que liiiiiiindo seu blog. ameei msm *-*
fiz ballet quase 6 anos. Comecei com 3 aninhos, e pouco antes de entrar na ponta, eu saí :s
Hoje estou com 16 anos, e estou vontando. Minhas aulas começam em fevereiro. Engordei um pouco e perdi um pouco da flexibilidade, mas quero voltar treinadinha, rs.
Estou pensando em comprar uma chinerina pra mim. (:
PARABÉNS ! você é LINDA.
inspiração pra muitas mesmo ! ((:

dulccy disse...

a única coisa é que não acha sapatilha de ponta usada para vender rs. Claro q a ponta velhinha é melhor mas não pode usar velha demais e quebrada pq prejudica os pés ...

oitavaA disse...

Bom, comecei fazer ballet com 4 anos, mas infelizmente tive que sair dois anos depois.Fiquei super triste, amava as aulas!Mas no fim do ano passado voltei de novo com tudo, e consegui acompanhar, graças a Deus, e agora com 14 anos estou pronta pra receber minha primeira sapatilha de ponta!Segundo a dona da loja onde eu a comprei, ela chega daqui uns 10 dias(yn).A minha única preocupação é que vou entrar direto na toshie e segundo amigas que usam ponta, ela é mais dura e no começo dói pra caramba o pé e tem gente que não consegue parar em cima =/ Só espero que dê tudo certo (yn)
E Carol, seu blog é d+ ! Eu amei !