quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Hoje vou falar de um assunto que tenho certeza que incomoda todas nós: os custos das apresentações de fim de ano.

Já de antemão, digo que não questiono o valor das coisas, como aluguel de teatro, equipamento, cenário, figurino... Eu só lamento não poder arcar com os custos.
Apesar da volta às aulas hoje ter sido maravilhosa (malhei minha coxa como nunca na barra), voltei pra casa triste, pois sei que vai ser muito complicado dançar em Dezembro.

Minha academia separa o espetáculo em duas partes: a infantil/juvenil e a adulta. E como eu faço aulas na turma do básico II e na turma de adulto, posso dançar em ambas, caso queira.
Esse espetáculo seria muito importante pra mim: no juvenil, dançaria em A Branca de Neve, pela primeira vez nas pontas e no adulto, dançaria Beatles (tema geral que eu mesma sugeri à minha professora - fiz apresentação de power point e tudo!) - minha banda favorita. Só que o pacote mais simples para eu dançar as duas coreografias no final do ano me custará R$600! Se eu realmente quiser, posso me endividar (mais) um pouco (pois é, ser independente não é lá tão divertido assim) e pagar as parcelas. Mas sabe... vai me fazer muita falta esse dinheiro. Eu já vivo apertada.

Foi chato, voltar às aulas toda animada e sair de lá sabendo que não poderei dançar. Nem falei pra minha professora ainda. Ela vai ficar muito triste...

O que mais me desanima é saber que vou perder aulas e aulas por causa dos ensaios, e que vou ficar pra trás no desempenho não dançando pela primeira vez nas pontas.

Enfim... não sei como terminar o post.
Beijos em todas e obrigada pelos comentários sempre!

22 comentários:

Suzan Afonso disse...

Oxi querida, não pense assim... i_i não desista tão facil, pode ser que hj você não tenha, mas vc não sabe o dia de amanhã... Quem sabe você não consiga um presente! ^^

e mesmo que você não dance, não é por que vc não vai dançar em um palco que vocÊ perderá o desempenho, o desempenho esta em você moça... não no palco, você pode dançar em casa (como eu tenho feito desde a adolescencia e ainda hj gordona uso pontas muito bem) e treinar em casa também.

o Importante é não desanimar.

Vamos lá! Levante a cabeça, coloque uma musica e Vamos dançar! Sempre! \^^/

Espero ter ajudado você um pouco!

Amo ballet tanto quanto você. Não é atoa que entrarei no meu casamento de pontas :3~

Abraços

Su.

Cássia disse...

Nos últimos três anos eu dancei. Os custos só foram aumentando e ano passado, quando percebi o que gastei, doeu. Porque é o que você disse, sai do nosso bolso e às vezes esse dinheiro faz falta e não é exagero. Quando você falou no Twitter os temas da apresentação eu já pensei: "Caramba, duas coisas que ela adoraria!". Dizer para você não ficar triste é impossível, porque você já está. Mas posso dizer que, para quem vai dançar a vida inteira, ainda há muito Beatles e Branca de Neve na sua vida. E, sinceramente, acho sim que algumas coisas devem ser questionadas. Eu sei que os custos são reais, mas pesam. Muito! E até que ponto tem de ser assim? Farei um post sobre isso.

Grande beijo.

Camilla Viccari disse...

É Carol, realmente os custos são altos, mas se mesmo se endividando mais você tem como se apresentar, acho que você não deveria desistir. Além do ballet ser uma coisa que você ama, pelo pouco que eu te conheço (ok, são mtos anos, mas o contato eh pequeno) sei que os dois temas têm tudo a ver com você.

Não desiste nãoo!!!

Jade Christinne disse...

Pois é, Carol...
Isso sempre incomoda!!!
Mas não se preocupe, Deus irá te ajudar até lá =DDDD

Beijos :*

*May Lopes disse...

Olá Carol!
Sei como é isso.
Embroa o orçamento da escola onde eu sou ser bem menor que esse,dançar hj em dia no Brasil tem saído muito caro.
Mas fica tranquila,sei que vc vai conseguir um meio de dançar e se divertir!
bjãO

Isabela Sousa disse...

Esse era um dos problemas quando fazia ballet; além de ser caro, exigia muito tempo (que eu não tenho!) para os ensaios.
Ainda sonho em encontrar uma academia que não se importe tanto com apresentações, mas sim com o ensino aos alunos. =/
Beijos.

http://makeupandgirls.blogspot.com/

Ju Sales disse...

Pensei semana passada em voltar com meublog e justamente falando sobre isso. Já quase deixei de me apresentar por conta de dinheiro... consegui prestar uns serviços de consultoria e tal e a escola me fez um desconto, mas realmente é complicado. Converse lá Carol, as vezes há um jeito e se não tiver , melhor escolher uma já uqe as duas não pra ti ...

Beijos

michel disse...

Carol.

Sugestão porque você não fotografa o pessoal da escola para fazer um "cash" ??

Forza guria !!

Bj,

Michel

Tha FF disse...

Esse foi o maior motivo de ter parado de dançar quando era adolescente...meus pais não queriam arcar com os custos.
Hoje, como sou eu quem paga tudo, faço questão de gastar até meu último centavo nisso, pq sofri muito naquela época...qq dia eu conto toda história no meu blog.
Bjs e sinceramente? Dê um jeito e tente pagar, nada nesse mundo paga o sentimento dê subir num palco.

Hanako disse...

Olá! Descobri seu blog procurando sobre o dicionário do ballet, e acabei vendo trilhoes de coisas interessantes! Eu sei exatamente o que é isso, pois estou passando também. No meu primeiro ano de ballet minha apresentaçao sairá por 750 reais! isso por que irei dançar somente um ato.. Eu também nao sei se vou participar, por que afinal é muito dinheiro! Minha academia irá dançar Dom Quixote e só o meu vestido sairá 350 reais.. Enfim, eu estou chateada tanto quanto você.. mas eu vou realmente pensar se vai valer a pena.. quem sabe eu uso esse ano pra outra coisa e no ano que vem quando estarei realmente dançando melhor (eu espero, rs) eu vá ficar mais feliz com a minha presença de palco.
^^

Leticia disse...

Carol,
Também recebi os valores do espetáculo esta semana. Este ano vou dançar uma só coreografia (tinha opção de fazer uma segunda, que é um sonho, mas não conseguirei).
Com esta coreografia só vou gastar 610 reais. Em tese, não daria, porque me caso daqui duas semanas e estou gastando horrores.
Resolvi parcelar e vou dançar... vamos dançar o Quebra nozes e estou amando os ensaios.
Mas você tem que pensar... realmente. Sério mesmo. Porque não da pra se comprometer e contrair dívida para isso.
Beijos
lelê

Geovanna... disse...

naum desista naum...

pois vc vaii conseguir! pode acreditar...
^^

bjO se cuida

Puri disse...

Olá Carol,

Há algum tempo estou acompanhando o seus posts.
Tenho 23 anos e comecei o balé esse ano em Janeiro, aos 22.
Ainda não me passaram o valor do espetáculo de fim de ano, mas assim como você, sou independente, moro sozinha e estudo história, sobrevivo com um salário de estagiária que é o equivalente ao que você terá que pagar para se apresentar...
Se você realmente estiver afim, verifica as possibilidades direitinho, com calma, assim como o Michel falou "Por que você não fotografa um dos espetáculos" e tira um cash, pelo menos você dançaria uma vez!!!
bj bj

Letícia disse...

é muito caro mesmo!na minha escola eu pagaria 200 reais e se dançasse mais de uma vez pagaria 100 ou 150 a mais estou torcendo por vc!http://eutambmdanoballet.blogspot.com bjs

a bailarina disse...

oi! é eu sei bem o que vc esta passando, tb terei apresentação no final do ano, e como é os meus pais que arcam com as minhas despesas ¬.¬ o figurino esta cada vez mais caro....
mas pense positivo vai que derepente aparece uma oportunidade... muita sorte para vc
bjs flor!!

Denise Ilha disse...

Olá! Realmente, é muito difícil pagar esses custos. Precisamos ter jogo de cintura para conseguir! Mas sabe, eu amo subir nos palcos, não vejo graça em dançar sem ter um objetivo de me apresentar para um público, receber as palmas! Então, estou pensando seriamente em, este ano, lançar mão da minha criatividade e fazer eventos entre os amigos para arrecadas fundos e me ajudar a bancar todo esse custo. Somos mulheres criativas e batalhadoras. Não desista dos seus sonhos! Beijos e boa sorte!

Lilian disse...

Oi Carol! Td bem?
Li o seu texto sobre os custos - ñ é fácil mesmo... Independente ou c/ carteira, ñ seria mto diferente...
Mas ñ desanime!! Acredito (mesmo!), q quando queremos alguma coisa MUITO, o Universo conspira a favor e, o melhor sempre acontece!
Tenho uma admiração mto gde por vc, pelo seu esforço, suas escolhas... nem todos encaram a vida tão bem assim. Tb comecei no ballet há pouco tempo - 1 ano e 7 meses - só q tenho 45 anos... Comecei c/ um convite da profa (q eu já conhecia), achei q ñ ia virar mta coisa e... me surpreendi! Estou amando! Sempre me pergunto pq ñ descobri isso antes - rsrs!
Seu blog é Show!, tem muita coisa legal, mta informação interessante, bem escrito... sempre q tenho um tempinho, passo por aqui! rs!
Altos e baixos, isso acontece. A forma como vc os encara, muda tudo!
(a sug q deram aqui de vc fazer as fotos, pareceu bem legal... quem sabe?)
Bjs e força!
Lilian.

Roberta disse...

Oi Carol! Descobri seu blog ontem, dia que voltei ao ballet depois de 17 anos!
Ja fui convidada para a apresentação de final de ano e, realmente, altos custos! Não sei se participarei devido ao alto valor, mas estou tão animada pelos ensaios aos sábados (terei tempo de chegar com calma e não correndo do trabalho, como acontecerá todos os dias de aula), que acho que farei um esforço, economizarei aqui e ali para poder participar.

Mas não desista! Gostei da ideia de alguem que comentou aqui (não lembro o nome) que sugeriu que vc fotografasse alguma das danças para participar da outra! Grande ideia!

adorei o blog, parabens!

beijos

Eu danço porque Ele vive disse...

Oi Carol,

força sempre. Pelo o q vc escreve percebo q vc é muito guerreira, não desista, vc vai conseguir. Vou fazer uma sessão pra te ajudar, tá? rss Tem um selo lá no meu blog pra vc. Passa lá. Bj Gr Livia
www.eudancoporqueelevive.blogspot.com

Carol disse...

Oi Carol!
Através do blog Cuide de Seu Jardim cheguei à primeira edição da sua revista a Lagarta e redescobri um desejo antigo - o de fazer ballet. Sempre me achei velha demais para isso e me lamentei por não ter feito quando criança, mas depois que li a revista algo cresceu em mim e na semana passada fiz a minha aula experimental - amei! Vou começar pra valer. Depois da aula, empolgadíssima procurando informações sobre ballet adulto vim parar aonde? No seu blog! hah! Achei coincidência demais pra passar em branco sem deixar um recadinho, afinal, sem saber, você tem sido uma grande influência nessa minha nova fase : ) Beijos!

Natalie disse...

Eu sempre passo por aqui, mas acho que nunca deixei um comentário...

Realmente os custos com os figurinos são muito altos em qualquer academia que você faça aulas. Não tem jeito mesmo :( Acho que é uma prática do mercado e se você tenta argumentar, todos dizem que o acabamento e a mão de obra custam muito dinheiro e tempo.

E esses gastos extras só crescem se o seu grupo ainda participa de competições. Eu faço parte da companhia da academia onde danço e todos os custos somos nós que bancamos. Pesa muito no final do mês mesmo. (Sem contar a cara feia que os namorados fazem quando passamos o final de semana todo ensaiando ou viajando.)

Boa sorte! E tomara que você consiga dar um jeitinho nas coisas por aí :D

Letícia Ribeiro disse...

Oi, Carol
Cheguei aqui pelo seu outro blog.
Que legal descobrir que vc também dança!
Eu voltei pro Jazz esse ano e foi uma das melhores coisas que fiz recentemente!
Sei bem o quanto é caro cada espetáculo! Já achei meio caro o do meio do ano e tomei um susto quando vi os valores do final de ano!
É muito dinheiro, né? Ainda mais pra quem tem despesas com casa, comida, estudo, filho e tal
Ainda não decidi se vou dançar...enfim...te linkei lá no meu blog!
Bjs e boa sorte ;)