quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Snow White Ballet



Ouvi um buxixo no mundo virtual e físico do ballet que haviam lançado em DVD uma versão nova do ballet Branca de Neve, com Tamara Rojo no papel. Perguntei pra Cássia onde poderia encontrá-lo e ela me enviou os 10 links com o ballet completo no youtube essa semana. Há pouquíssima informação (nem foto tem!) sobre esse ballet na internet, mas achei essa: o ballet estreou em 2005 em Bilbao e, depois, em Madri, e foi criado especialmente para Tamara pelo coreógrafo Ricardo Cué. A música é de um famoso compositor espanhol, Emilio Aragón.

A cartela de cores é linda, baseada toda em tons de azul e verde, com um toquezinho de vermelho, vinho e mostarda. Tanto o cenário, quanto o figurino são muito bem feitos e se unem em completa harmonia. E eles são espertos: seguem um pouco a estética Disney (não que seja uma obrigação, mas é essa Branca de Neve que o mundo inteiro conhece), mas ainda sim o ballet tem seu próprio estilo e personalidade. Além disso, a história é bem simplificada e parecida com a que todos conhecem. Não fiquei completamente perdida nos acontecimentos, como fiquei ao assistir ao ballet A Bela Adormecida pela primeira vez.

Por ser um ballet curto, bonitinho e objetivo, é mais fácil de conquistar os leigos ou os que nunca assistiram a um ballet antes. Não é desgastante. Mas achei até curto demais. Acho que poderiam ter trabalhado mais a relação da Branca de Neve com os anões e o primeiro encontro dela com o príncipe, antes de fugir da rainha para a floresta. Eu sei, eu sei - eu e minha mania de Disney. Mas senti falta de algumas coisas na história, como o fim da Rainha. Também achei que o figurino da Rainha podia ser mais impactante.


Uma outra coisa que fiquei pensando: tudo bem que ter verdadeiros anões bailarinos seria bem inviável, mas acho que poderiam escolher bailarinos baixos e uma Branca de Neve alta também. rs Não que eu não tenha adorado a Tamara Rojo no papel! Mas sinto falta de realmente ver anões...



Essas foram as únicas duas fotos legaizinhas que encontrei:




Esse foi um dos vídeos que mais gostei. A hora que ela foge para a floresta:




Respondendo à pergunta da Lívia, que comentou aqui sobre entrar na ponta na fase adulta:
Lívia, estou há quase um ano no ballet. Digo "quase", porque os meses que a academia entrou de férias eu não conto. rs Quando eu entrei na minha turma de ballet adulto, elas já estavam há um ano fazendo aula. Eu me dediquei bastante e consegui acompanhar tudo direitinho. Com seis meses de ballet, minha professora fez uma iniciaçãozinha bem básica na ponta. Tive poucas aulas. Começarei mesmo esse ano a fazer aula de ponta. Acho que isso vai do julgamento da sua professora, que conhece (ou pelo menos deveria conhecer) você e seu pé. Ballet adulto é uma coisa ainda meio nova e os próprios professores estão criando seus métodos ainda e descobrindo as "regras", que são diferentes para nós. Converse mais com sua professora. Lá na comunidade de ballet adulto do Orkut tem umas infos. legais também! Beijo!

Esse deve ser meu último post antes do Carnaval, pois vamos viajar.
Bom carnaval e bom descanso para todas!

9 comentários:

Cássia disse...

Nossa, isso que é poder da Tamara Rojo, hehehe. Eu amei o ballet, achei uma graça do começo ao fim. Eu entendo as suas críticas porque já sei do seu amor pelas versões da Disney, mas sabe que eu gostei dos "anões altos"? No desenho fica lindo eles pequetitos, mas no ballet ficaria meio caricato. Acho que as pessoas prestariam mais atenção no tamanho deles do que no ballet. E acho bacana quando a história é contada de maneira clara. Talvez seja essa uma das razões do Quebra-Nozes ser o ballet mais amado das pessoas em geral. Todo mundo assiste, se encanta e se identifica. Sobre a Rainha, sabe o que sentia falta? De vê-la dançar. Eu olhava aquela saia e só pensava em mil giros, acredita? Hehehehe.

Grande beijo.

Isabela Sousa disse...

Oi Carol!
Ei, eu tenho esse dvd, hauahaushas! =D
Achei bacana também! ;-)
A Tamara arrasou!
Beijinhos....
Obs.: se você quiser, posso fazer uma cópia! =]

Leticia disse...

Adorei Carol!!! Você pode me passar os outros links... ou qualquer coisa falo com a Cássia, para ver se ele me encaminha. Adoraria ver inteiro!
Beijos
lelê

Laura disse...

Adorei o vídeo! :D Também queria ver os outros. Posta mais! rs.

bjo!

Jade Christinne disse...

Oi Carol!!!
Que legal essa nova versão de Branca de Neve no ballet!
Achei super interessante o post!!!
Tentei procurar na net, lojas que vendessem o DVD, mas não encontrei nenhuma!
Me ajude a encontrar um DVD desses!

Beijos,

Jade

●๋•Hαissα♥ disse...

Te dei um selinho
visite meu blog: primeirospassosballet.blogspot.com
Beijuhs ;)

Isabela Sousa disse...

Oi Carol, tudo bem? :)
Te repassei um selinho lá no blog...
bjus...

Maria Amélia disse...

Olá, Carol
me identifiquei muito com sua história. Aconteceu quase exatamente o mesmo comigo. Hoje tenho 19 anos e decidi voltar para o Ballet. O que me impulsionou foi ter feito dança contemporânea ano passado. Decidi que para quebrar as regras, teria que reaprender o clássico, passar por todas as danças e me encontrar novamente na liberdade da contemporânea. Como os poetas modernistas diziam, que para construir poemas sem rimas, sem métrica, um escritor tem de conhecer bem o parnasianismo.

fuçando na internet, achei esse site bacana, com muitos dos nomes difíces de guardar.

http://www.vetorial.net/~mmartinatto/principal/Principal.htm

Boa sorte pra gente nessa jornada!
Abraços,
Karine Joyce

Tarcisio Cunha disse...

E, pra quem quer baixar o ballet Branca de Neve completo, além de muitos outros, basta acessa a comunidade Vídeos de Ballet Clássico do orkut.

Deixo aqui o link para o vídeo da Branca de Neve (é preciso do programa HjSplit pra juntar as partes.

Link: http://www.4shared.com/dir/25142455/eaa2db3/Emilio_Aragn_-_Branca_de_Neve_.html