quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Sleeping Beauty, Disney e a variação do Pássaro Azul



Estava assistindo esses dias à versão do Royal Ballet de Sleeping Beauty (que dizem ser a melhor do mundo), com a Alina no papel de Aurora. Foi a primeira vez que vi o ballet completo e foi muito familiar, mas estranho ao mesmo tempo, pois conheço a versão de Walt Disney do começo ao fim - versão essa que se baseia na mesma composição de Tchaikovsky. Não conhecia a história do ballet - somente a adaptada pela Disney - até ler o livro da Ana Botafogo. Já ouvi por aí uma vez a original, dos Irmãos Grimm, mas me pareceu tão esquisita que acabei não dando atenção na época.

A versão de Walt tem apenas 3 fadas, o pássaro azul é um mero coadjuvante e a música principal é Once Upon a Dream, que no ballet é dançada pelo corpo de baile e quase passa despercebida. Talvez seja um exagero falar assim, mas como ela é o "carro chefe" do desenho da Disney e eu estava acostumada com isso, pareceu-me pouco importante no ballet.

O troca-troca de músicas em horas marcantes me confundia, pois estava acostumada a ouvir certas músicas em certas horas no desenho. Achei muito estranho (mas muito bonito!) a parte em que Aurora começa a cambalear e a desmaiar, com uma música "agitada", que no desenho era usada para momentos completamente diferentes!

Estranhei o figurino. Acredito que em todas as versões, "A Bela Adormecida" se passa no século XIV. No desenho da Disney, tudo é bem gótico! Mas no ballet, a rainha, o rei, a corte, estão todos vestidos como se estivessem no século XVII! Prefiro a Aurora "gótica". No ballet, parecia quase a corte de Maria Antonieta (século XVIII)!

No período gótico, toda a arquitetura e, consequentemente, a indumentária, "apontavam para cima". Era uma época em que se acreditava que Deus estava bem superior, acima, que o paraíso realmente era no Céu e não em construções densas e grudadas no chão, como havia sido no período anterior da História.




Olha, no background, a arquitetura gótica aparecendo!



A fada má, na Disney, Malévola e no ballet, Carabosse, é quase a mesma, olha:
Malévola

Carabosse


Ainda estou me acostumando com todos aqueles personagens de contos de fadas misturados do final! rs Mas é um belíssimo ballet!

Bom, a Cássia postou recentemente sobre as variações das fadas. Ela adora comentar qual variação gostaria de dançar nos ballets, então decidi comentar também rs : em Sleeping Beauty, eu gostaria de dançar a do Pássaro Azul, dançada pela Sarah Lamb , a qual vocês podem ver neste vídeo do Royal.

Sobre as variações das fadas (a Cássia fez um ótimo post, clique aqui para ler e ver o vídeo), eu adorei a primeira, que é a da Pureza (música, coreografia, tudo). Não gostei muito da música e da coreografia da segunda, a Migué. A terceira fada, a Miolo de Pão, achei meio sem-graça. Não gostei da expressão da bailarina (do Royal),meio robótica. Achei a coisa mais fofa do mundo a variação da Canário! Não gostei muito da fada da Energia e a Lilás, claro, é muito bonita. *Quando falo que não gostei, não acho que foi ruim ou fora do conceito - longe de eu achar isso! - Somente não me identifico.

Seguem alguns vídeos do desenho da Disney que acho que valem a pena. Na minha opinião, ambas as versões da história e adaptações da música de Tchaikovksy são geniais.

Once Upon a Dream...


Essa é a hora do Pássaro Azul no filme. Logo no início! Sim, Walt Disney colocou as músicas onde bem entendia! haha


Olha a música que toca quando Aurora toca o fuso! No desenho, esse é o tema da Malévola!


E o final...


Um outro post legal sobre a variação de cada fada é o da Tays, do Reason to Dance. Clique aqui para ler.

12 comentários:

Cássia disse...

Muuuuuito legal o seu post, muito mesmo!, depois eu verei todos os vídeos. Adorei você comprar o desenho e o ballet. Sabia que também amo a Variação do Pássaro Azul com a Sarah Lamb? É linda demais! E você gostou logo da fada que não me identifiquei, e não gostou muito das minhas preferidas. Podíamos dançar essa parte das fadas sem problemas, hehehehe. Pensa como seria bacana!

Doce beijo.

Anônimo disse...

Nossa, faz tempo q não entro no meia-ponta! Mas, Gosto mt dos seus 2 blogs, mesmo raramente comentando.

Dessa vez tinha q comentar, eu aamoooo A Bela Adormecida, e tbm só conhecia a versão da Disney, q surpresa ver as diferenças entre o balé o o desenho. Mas, nem me importo com as diferenças, acho que isso só enriquece a história geral no final.

Maaass, o que me fez comentar msm foi ler o nome de uma das fadas: Migué, é isso mesmo? hahahahaha, q nome é esse xD

bjs, continue com os blogs! são mt legais ;D

heycarol

Cássia disse...

Ai, "comprar" não, "comparar"! Dê um desconto, é o sono.

Mais beijo.

Cássia disse...

Cá estou eu de novo: muito bacana os seus complementos sobre o figurino e o período gótico! Não vejo a hora de ver a sua criação para um ballet, sério.

E, não querendo me intrometer, mas já me intrometendo: sim, o nome da fada é Migué. Não confunda com a gíria "migué" usada em alguns lugares no Brasil.

Beijos.

Tays disse...

Obrigada por lembrar de mim...^^

Eu gosto muito da variação das fadas...apesar de achar o repertorio da bela adormecida um pouco cansativo.. é lindo

Eu gosto muito da fada Lilas por causa da coreografia e a musica...

Mas se pudesse escolher uma para dança...seria Violente...mesmo sendo simples em algumas cia's...me identifico totalmente, a energia que ela passa, sendo doce e rapida ao mesmo tempo...

Já que a Cassia se intrometeu sem querer...kkk
vou continuar a intromissão...
Desculpa qualquer coisa...

Toda a palavra em Francês
Que tem o acento como o Migué se pronuncia Miguê pronunciamos a vogal com acento como se tivesse acento circunflexo/sem valor tônico...
ai fica mais bonitinho o nome...neh !!!
Eu tenho um dicionario ambulante que se chama...Carol (tbm)...ela sabe tudo de francês !!!

bjs...^^

Ana disse...

Ai ai, eu vou ver ao vivo, tudo bem não é do royal, mas é ballet russo acho que vale a pena né??? To me achando por causa disso hehehe.

Ah não vi inteiro ainda, nem tenho tempo, mas queria ver antes de ir pro teatro assistir. A história já conhecia, li quando estava estudando pro vestiba.

Quanto a Disney mudar as músicas é normal né? É só puxar pela memória e lembrar que usaram a Valsa das Flores (Quebra Nozes) no desenho da Cinderela quando ela dança com príncipe no baile... É que eu sou viciada no desenho da Cinderela e quando assisti Quebra Nozes inteiro pela primeira vez fiquei chocada ao ouvir a valsa...

Muito bom o post!!!

Beijos

carla disse...

A Bela Adormecida foi o primeiro Ballet que assisti no teatro! Também demorei a me acostumar com o negócio de vários personagens se misturando no fim.. rs

escrevendo com os pés disse...

Minhas meninas do 2º ano serão a bela adormecida e asdo 3º serão as fadas, apenas 4 fadas. Tô misturando passinhos meus e do repertorio. Todas vão dançar na meia ponta.

Qdo tiver as fotos postarei no meu blog.

Marius petipá, realmente inovou a historia da bela, tenho a versão do kirov................linda demais.

Amei a comparação, parabéns pelo post criativo e informativo.

disse...

Caramba, tava lendo seu post enquanto via A Bela Adormecida do Royal com a Cojocaru! hahaha, muita coincidência :P

Eu também estranhei um pouco quando vi o ballet pela primeira vez, pq só conhecia a versão da Disney e era viciadíssima! Então quando vi as músicas completamente diferentes do que elas são no filme, achei super estranho. Mas depois de um tempo acostuma - e faz sentido! hahaha! Por exemplo, a música do pas de deux do Gato de Botas é perfeita pra dois gatos!

Falando nele, aaaamo o 3º ato por causa de todos os personagens de contos de fadas, hahaha! Acho o ballet meio triste, meio pra baixo, e nessa parte dá uma animada por causa deles. Das fadas, só não gosto muito da primeira e da terceira, hehehe... Mas adoro a Violente, até pq já dancei essa variação! :)

Amei seu post!

Isabela Sousa disse...

Oi linda!!
Tem um selinho no meu blog pra vc! ;-)
bjus =*

Casa de Catarina - lelê disse...

Adoraria ver o ballet inteiro... realmente sou um pouco relapsa para assistir todas essas coisas, mesmo com youtube e tudo mais...
Como trabalho o dia inteiro no computador, vejo só o necessário por aqui, além de postar o blog...
Vou buscar...
Beijos
lelê

juliana disse...

como costuro o elastico da meia ponta! att Juliana

xuzanetti@yahoo.com.br