quinta-feira, 28 de maio de 2009

o frio na barriga antes de me apresentar e livros: dicas pras cariocas!

Essa semana a Cássia postou sobre errar. Decidi falar também sobre porque venho pensando nisso desde o primeiro ensaio: "ai, não quero errar!" haha Acho que por eu ser capricorniana e muito disciplinada e teimosa, não gosto de errar em apresentações. Em 3 anos de street, só errei uma vez. E também foi a vez. haha Errei de não saber o que vinha antes e depois e me senti mal, pois sabia que era porque não tinha ensaiado direito. O importante pra mim é se dedicar ao máximo, com paixão e levar a sério. Irrita aquelas companheiras de palco que não ensaiaram direito e ficam meio blasé a respeito.
Acho que errinhos simples, que ninguém repara e você contorna, são inofensivos, mas errar em grandes sequências é chato porque além de desarmonizar toda a apresentação (que não é só sua, é também das outras alunas), às vezes outra menina te segue e acaba errando também. Acho que é fundamental estar bem preparada, ensaiar muito! Mas também acho que se você errar mesmo depois de tanto preparo, não quer dizer que seja uma péssima bailarina. Desconcentração acontece. Estou tão ansiosa pra dançar! Vai ser uma felicidade imensa dançar ballet pela primeira vez, pra parentes, namorado, amigos...

Livros!

Passei dias visitando livrarias pelos shoppings e nenhum livro de ballet realmente me apaixonou. Além de poucos e caros, não continham o que eu procurava. Estava ficando desanimada, quando encontrei hoje no Centro da cidade um sebo. Entrei e já esperando uma resposta negativa, perguntei: "vocês têm livros de ballet?" Um moço simpático me levou a uma prateleira com vários! Usados, sim; antigos, sim ( e vários com o mesmo nome, uma moça chamada Vera Helena, que os possuiu nas décadas de 40 a 50), mas divinos! Comprei dois por 25 reais!!! Um com fotos lindas de bailarinos e outro explicando vários passos e posições, com bailarinos que assisti há pouco tempo no documentário Ballet Russes, posando pras fotos! Incrível! Além desses, tinha uma enciclopédia do ballet, um livro com todos os ballets de repertório, um de anatomia do ballet...! Queria levar todos! A maioria era em inglês, mas também tinha em espanhol e português. Pretendo voltar lá quando tiver com mais dinheiro.




Eis o endereço:
Le Bouquiniste Livraria
Rua Visconde do Rio Branco, 28, loja. Centro - Rio de Janeiro.
tels: 2252-3247 / 2232-9234
lebouquinistelivraria@oi.com.br

15 comentários:

carla disse...

não lembro de ter errado em alguma apresentação de ballet.. a gente ensaiava tão exaustivamente que acho que isso ñ chegava nem a ser uma preocupação. já no grupo de dança da igreja do qual participei por um tempo, não ensaiávamos tanto, algumas vezes ficava em cima da hora.. um dia elas resolveram mudar uma parte da coreografia logo antes de se apresentar. eu fiquei toda neurótica e me esforcei pra caramba tentando aprender porque era complicadinho e eu já tinha internalizado o jeito anterior. chegou na hora, adivinha? não, eu não errei. eu fiz certo. só que fui a única. todas as outras se esqueceram e fizeram do jeito anterior. eu fiquei que nem idiota, fiz o passo pro outro lado enquanto elas se ajoelharam pro meio. imagina... eu, sozinha, em pé, fazendo um passo diferente tendo que parar o que fazia e voltar para a formação delas com cara de banana.

Fabiana disse...

aii! ela vai se apresentar!!

Jessy disse...

Ai menina, jah rodei os sebos aki de Curitiba e nao achei nada, acredita? hehehehehe... q sortuda vc de achar esses livros! Ainda mais um sobre anatomia do ballet! q sonho ler um livro desses, adoro anatomia e fisiologia!
Boa sorte na apresentaçao, viu? vai com feh q vc nao vai errar nadinha!
Bjos!

Bailarina Sonhadora disse...

obaaaaaaa, eu sou do rio! *-*
quanto à apresentação, não fique com medo de errar, senão você vai errar mesmo. quando a gente fica muito com uma coisa na cabeça, acaba atraindo! pensa que vai dar tudo certo, vai confiante, dá tudo de si e MEEEERDA :)

Leticia disse...

Olá Meninas,
Também sai para procurar livros, não só porque adoro estudar o que estou fazendo (no caso atual, o ballet), mas também porque sou louca por livros. Como tenho bem pouco tempo pra rodar livrarias, resolvi pela internet... tem um site que reune sebos do Brasil inteiro, chama Estante Virtual (acho que é estantevirtual.com.br). Comprei um dicionário de ballet de um sebo do Rio e eles entregaram em menos de uma semana, aqui em Sampa.
Acho que vale a visita no site... fora que paguei tb uns 25 reais... mto mais barato que livros novos.
Carol, boa apresentação!! Vai dar tudo certo!
Bjos, Leticia

Carolina Paes de Barros disse...

Oi gentee
Eu tava procurando também, e eu acabei encontrando dois 'dicionários' de ballet no biblioteca DA ESCOLA! Tipo, lá não dão aula de ballet, como é que surge do nada assim dois livros sobre dança? Mas eu devoro eles todo recreio XD
E tem também o "Adeus, China", de um bailarino chinês que conta a história dele. Ainda tá na minha lista de livros para ler, vou comprar semana que vem. E tá até famoso esse livro, viu?
BEEIJOS!

Ana disse...

Descobri alguns livros na biblioteca da facul, mas eles são teoricos ou históricos, ainda não desbravei todos eles, e nem sei se vou conseguir fazer isso esse ano...

Ka RIbeiro disse...

amei!!! Carol qto foi eu depositoproce e vc cpompra e me manda????
pode ser????

bjokas

Karen

Sabrina Vaz disse...

Olá!
Ai nossa, eu nuca errei gritantemente no palco... só tive uma experiência ruim neste último sábado! Bom,vou postar no blog...
Mas nós aprendemos com os erros, acho que faz parte!

Ahhhh eu quero esses livrroooss!!
Será que eu acho esse sebo??
Obrigada pela dica!

beijos e sucesso!

^^

Fernanda Angeli disse...

Carol..errar faz parte, não tem jeito, mesmo porque acaba misturando o nervosismo e a ansiedade ai já viu né?!!Ano passado eu não pude dançar pois tive q fazer uma cirurgia, enfim...esse ano eu vou custe o que custarrr!! rs...Mas tenho mtooo medo de errar tbm e todo mundo perceber e tals, qdo o erro é pequeno realmente podemos improvisar e ngm nem percebe...
Bom amei que vc postou sobre osw livros que comprou, vc me deu uma ótima idéia, pois os que vi em livrarias e sites são caros mesmo...vou ver se acho algum tbm!!!
Adoro seu blog!!
Um beijo.

Renata disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
disse...

É realmente difícil tirar o medo de errar da gente né... Mas concordo com a Bailarina Sonhadora: faça o seu melhor sem pensar nos erros! Com certeza vai dar tudo certo, ainda mais se você está bem ensaiada! =)
Relaxa e MERDA pra você! xD

Quanto aos livros, vou tentar passar nesse sebo (ou pedir pro meu namorado passar, já que ele tá morando no Rio agora - eu sou de Teresópolis e vou beeem raramente!)! E é bom preparar uma boa grana pelo que vc falou né? hahaha!

Ah, se puder passa no meu blog depois!

Beijos!

Mainina disse...

Primeiro: que massa que você está fazendo ballet! Muitos parabéns por ir em frente na sua vontade!! E, cara, quando você pisar no palco, tenho certeza de que vai ser lindo!

Bom... Eu tava por ai caçando um dicionário e achei seu blog! Daí li um pouquinho e achei um máximo! Enfim, quanto a errar, eu acho que sempre vai rolar um friozinho na barriga; tipo, às vezes nao de errar a coreo, mas de "não sair", saca? Tipo, tremer na base quando faz um tendu ou quicar na pirueta. Acho que é um mal de bailarino ser super exigente consigo mesmo, a gente sempre se cobra absurdos... Também tenho 21 e comecei a fazer sapateado no meio do ano passado. Por mais que seja dança e as pessoas esperem mais coordenação da minha parte por ter dançado ballet a vida toda, é muito foda. Aprender um jeito novo de mexer o corpo é dificil pra cassete e dá uma insegurançazinha. Mas vá em frente, palco é muito massa!

No mais, tem um livro da Agrippina Vaganova chamado "Princípios Básicos do ballet Clássico", é mais técnico, mas é legal pra ter, sei la (tbm é dificinho de achar...). Da Miriam Garcia Mendes, me indicaram um chamado "A dança", que conta a história da dança. Tem um muito lindo e bom, chamado "Contos de Balé", da Inês Bogéa, que conta histórias de alguns ballets de repertório (esse é mais carinho).

Acho que é isso! Espero ter te ajudado!

Um beijo! :)

Lauren - Moda Trash disse...

Bailarina é o meu sonho não realizado. Acho lindo. Sei q vc se cobra muito, mas sempre devemos estar em busca da perfeição. É assim q ficamos cada vez melhores.
bjokassssssssss

. SI disse...

Essas raridades são difíceis de se achar em livrarias, mais você me deu até uma ótima idéia, pois quando vou em sebos aqui em SP, não me passou pela cabeça procurar por livros de Ballet sempre vou com outras procuras em mente, e nessas oportunidades que acabamos encontrando, onde menos esperamos.

AHhh, Deixei um selo no meu blog pro o 'Meia-Ponta', depois passa lá para conferir! :)

Beijos :*