sexta-feira, 20 de março de 2009

dicionário de ballet

Encontrei esse dicionário na internet e salvei no meu Word. Uma das minhas maiores dificuldades é decorar os nomes dos passos, pois tenho o raciocínio meio lento e tento me dedicar ao máximo para fazer os movimentos corretamente. Fica difícil pensar em duas coisas. haha

Posições e Passos

-Demi-plié (pronuncia-se "demipliê"): Pode ser feito em todas as posições de pés. Os joelhos são flexionados até o máximo que a pessoa conseguir, desde que acompanhe a linha dos pés, sem tirar os calcanhares do chão. Serve para dar impulso aos saltos e a outros passos.

-Tendu (pronuncia-se "tandi"): Uma das pernas fica esticada à frente, ao lado ou atrás do corpo. As duas permanecem viradas para fora, e os ossos dos quadris ficam sempre em linha com os ombros

-Arabesque: Uma perna esticada atrás do corpo. A outra perna, pode estar esticada ou não. Os ombros e os quadris devem estar virados para frente.
Passé (pronuncia-se "passê")
O pé passa pela perna que está como apoio até chegar à altura do joelho. Forma a posição de um número "quatro” no ar. As duas pernas permanecem viradas para fora.

-Attitude (pronuncia-se "atitide"): Uma das pernas fica no ar, ligeiramente dobrada, e a outra fica como apoio. As pernas devem ficar viradas para fora (a coxa da perna que está no ar fica levantada, com o joelho apontando para o lado).

-Pirueta: Pode ser feita em várias posições, como no "passé", "arabesque"e "attitude". A perna de apoio deve estar firme para que o giro saia no lugar. Os braços e a cabeça ajudam a dar o impulso.

-Sissone: É um Salto em que as duas pernas ficam abertas no ar, enquanto o corpo se desloca na direção desejada. O impulso sai do "demi-plié", e as duas pernas saem do chão ao mesmo tempo. Pode ser feito para frente ("en avant"), para trás ("en arrière") ou para o lado ("à la second").

As Principais Posições dos Pés

Em todas as posições, os pés ficam para fora (posição "en dehors"), o que depende de as coxas e os joelhos estarem virados. Esta abertura parte do quadril.



-Primeira Posição
Com os calcanhares juntos, os pés ficam abertos um para cada lado, em linha reta. Os joelhos seguem a linha dos dedos dos pés.

-Segunda Posição
Partindo da primeira posição os pés ficam afastados entre si por uma distância aproximada de um pé.

-Terceira Posição
Com os pés virados para fora, o bailarino coloca um pé na frente do outro, unindo-os. O calcanhar do pé da frente fica na metade do pé de trás.

-Quarta Posição
Com os pés cruzados e afastados, um pé fica na frente do outro. Imagina-se que há um pé em posição natural entre eles.

-Quinta Posição
Como na terceira posição, os pés ficam unidos uma na frente do outro. O calcanhar de um pé toca os dedos do outro pé.

As Principais Posições dos Braços

Existem outras posições de braços, que partem das posições descritas aqui. Seus nomes variam de acordo com os métodos usados hoje são de origem inglesa, russa e cubana.



-Primeira Posição
"Braços abaixados". Como se estivesse segurando uma melancia, as mãos ficam próximas uma da outra e quase tocam as pernas

-Posição Preparatória
Os braços e as mãos ficam na altura do estômago, arredondados, como se segurasse uma grande melancia. Os cotovelos ficam virados para fora.

-Segunda Posição
Os braços ficam ao lado do corpo, levemente arredondados. As mãos acompanham a linha dos braços.

-Quinta Posição
Os braços ficam arredondados, ligeiramente à frente da cabeça.

A

ADÁGIO - Derivado do italiano – lentamente.


a) qualquer dança ou combinação de passos feitos para a música lenta;
b) série de exercícios efetuados durante a aula com o fito de desenvolver a graça, o equilíbrio e o senso de harmonia e beleza das linhas;
c) parte dos pas de deux clássicos dançados pela bailarina e seu partner. Chamado pelos franceses de Adage.

ALLEGRO - Palavra italiana derivada do latim Alecer (vivaz).

a) qualquer dança ou combinação de passos feito para uma música de tempo rápido ou moderado;
b) parte da aula que segue o Adágio;
c) todos os passos rápidos, como saltos, bateria etc., em balé, são parte do Allegro.

APLOMB - Aprumo. Dá-se o nome de Aplomb à elegância e ao controle perfeito do corpo e dos pés, conseguido pelo bailarino ao executar o movimento.

ARABESQUE - Arabesco. Palavra originária do árabe significando ornamento.
Posição na qual o peso do corpo é sustentado numa só perna, enquanto a outra se encontra esticada para trás, geralmente no ar e com os braços dispostos de maneira harmoniosa.
Esta posição apresenta variações tais como:
1.. o pé que sustenta o corpo pode estar totalmente apoiado no chão, na meia ponta, ou na ponta;
2.. a perna que sustenta a pose pode estar ou não flexionada;
3.. a posição do corpo pode estar alongada (allongée), ou inclinada (penchée);
4.. também os braços sofrem alterações, sendo eles que determinam as qualificações dos arabesques.

B

BALANCÉ- ou Pas de Valse - Balanceado. É um passo balanceado em ritmo de valsa. O bailarino dá um passo ao lado com uma perna, trazendo a outra para trás desta, com o joelho meio dobrado e a meia ponta no chão; em seguida, transfere o peso do corpo para a perna de trás e logo em seguida para a da frente, sem mudar a posição de ambas.
Pode ser feito também cruzando-se a perna em frente ou dando-se o passo para frente ou para trás, em vez de ao lado.

BALLET - Balé. Derivado do italiano ballare (bailar). É um conjunto de passos de dança executados em solo ou em grupo. Balé reúne, na sua maioria, várias artes, tais como música, pintura (cenários e figurinos), arte dramática (mímica e interpretação), com a dança na sua forma clássìca ou moderna.

BASQUE, PAS DE- Passo de basco. Passo cujo nome indica sua origem. Foi introduzido no balé clássico por Maria Camargo (1 710-1770). Pode ser glissé (deslizado) ou sauté (saltado), en avant (para frente), ou en arrière (para trás).

BATTEMENT – Batida, pancada. Termo genérico designando certos exercícios e movimentos da perna e do pé, executados sob a forma de batidas. Basicamente, em balé, o termo battement significa a extensão total ou parcial da perna e do pé e seu retorno à posição inicial.

BATTU – Batido, golpeado. Este termo, ainda que relacionado a qualquer passo, mantém-se inalterado, significando apenas que o bailarino bate as pernas durante a sua execução. Por exemplo, um assemblé battue é um assemblé comum, porém com uma batida das pernas no ar.

BOURRÉE, PAS DE – Bourrée é o nome de uma dança folclórica das províncias de Auvergne e Berri. Sua conexão com os pas de bourrée do balé clássico é obscura, tendo sido introduzido com certa estilização, por alguns coreógrafos contemporâneos. É um passo de locomoção em geral com três movimentos das pernas, feitos em qualquer direção.

C

CHAT, PAS DE – Passo de gato. Passo em que o bailarino, começando de 5a posição, levanta a perna de trás num retiré, estando em demi-plié na perna de sustentação, pula lateralmente sobre a perna levantada, ao mesmo tempo em que levanta a outra em retiré e fecha 5a no demi-plié. O pas de chat italiano é feito com as duas pernas dobradas no ar ao mesmo tempo.

CONTRETEMPS - Contratempo. Passo composto de um coupé chassé, temps levé, chassé passé. 5a posição, direita em frente; coupé com a perna esquerda, chassé en avant com a direita, um temps levé sobre a perna direita, com a esquerda atrás em arabesque, e um chassé passé com a esquerda terminando em 4a allongée, com o peso sobre a perna esquerda em demi-plié e a direita atrás em degagé a terre.

COREÓGRAFO - Do grego Khoros (danÇa) e grapho (escrita), designa a pessoa que cria um balé; os passos e danças que, em seqüência, formam um balé. No princípio do século XVIII, este termo significava "anotador de dança"; como em geral era este quem também criava os passos do balé, a palavra passou a cobrir ambas as atividades. Quando desapareceu a arte de escrever os balés, o termo coreógrafo passou a significar apenas "criador de balé".

COREOGRAFIA - Termo usado no século XVlll para designar a arte de "anotação de danças" e que agora significa "seqüência de passos e movimentos que compõem um balé".

COTÉ, DE - Ao lado. Não é um passo; este termo, quando adicionado a qualquer passo ou exercício, significa que este deve ser executado ao lado.

CROISÉ - Cruzado. Uma das oito direções do corpo do bailarino em relação ao palco e ao espaço circundante.

CROIX, EN - Em cruz. Fazer qualquer exercício en croix significa executá-lo em frente, ao lado, atrás e de novo ao lado.

D

DANSEUR NOBLE - Bailarino nobre. Nome em geral usado para designar a primeira figura masculina de um balé, o herói romântico, como o tenor numa ópera.

DANSEUR, DANSEUSE - Bailarino, bailarina.

DANSE DE CARACTERE - Dança folclórica ou a caráter.

DEBOULÉS - Rolar. Pequenos tours, em geral feitos em séries, em que o bailarino executa pequenas voltas, transferindo o peso do corpo de uma perna para outra. O mesmo que CHAINÉS.

DEDANS, EN - Para dentro. Indica que: (a) o movimento da perna é feito numa direção circular de trás para frente; (b) uma pirueta é executada girando para o lado da perna de sustentação.

DEGAGÈ- Afastado. Posição em que o bailarino se encontra sobre uma perna, com a outra afastada, ponta esticada, em frente, ao lado ou atrás. 0 degagé pode ser à terre, com a ponta tocando o chão, ou en I'air, com a perna levantada a meia ou grande altura.

DEHORS, EN - Para fora. Indica que: (a) o movimento da perna é feito em direção circular da frente para trás; (b) uma pirueta é executada girando-se para o lado da perna que levanta do chão.

DEMI - Meio, metade. Qualquer posição ou passo efetuado de maneira pequena ou pela metade.

DEMI POINTE - Meia ponta, ou seja, sobre a sola dos dedos dos pés.

DERRIÈRE - Atrás. Qualquer passo, exercício ou posição executados atrás, isto é, com a perna fazendo o movimento atrás da outra ou então fechando atrás.

DESSOUS - Embaixo. Qualquer passo executado com a perna de ação passando atrás da outra.

DESSUS - Em cima. Qualquer passo que quando executado, a perna que comanda a ação passa na frente da outra.

DEUX, PAS DE - Passo de dois (ou passo a dois). Uma dança para duas pessoas. Grand pas de deux, nome dado nos balés clássicos para os pas de deux feitos pela primeira bailarina e pelo primeiro bailarino, destinado a mostrar sua virtuosidade, e em geral consistindo de entrada, adágio, variação para a bailarina, variação para o bailarino, concluindo com uma Coda.

DEVANT - Em frente. Termo relacionado a qualquer passo ou exercício que é executado em frente, isto é, com a perna fazendo o movimento em frente da outra, ou então fechando na frente.

E

ECARTÉ - Separado. Uma posição do corpo, oblíqua para o público, na qual o braço e a perna estão estendidos no mesmo plano vertical e diagonal como o resto do corpo. As outras posições do corpo são en face, croisé, ouvert (ou effacé).

ELEVATlON - Elevação. A altura dos saltos do bailarino. Termo aplicado a todos os movimentos aéreos, isto é, feitos no ar, com pequenos ou grandes saltos.

ENCHAINEMENT - Encadeamento. Qualquer combinação de vários passos numa aula é um enchainement.

EN FACE - De frente. Uma das direções do corpo, quando o bailarino está bem de frente para o público.

ENTRECHAT – Termo provavelmente originado do italiano cabriola intrecciata, ou seja, cabriola cruzada. Um salto no ar de 5a posição em que o bailarino , no ar, cruza as pernas uma, duas ou três vezes.


F

FOUETTÉ - Do termo francês fouetté (chicote). Devido à grande diversidade dos vários passos, tanto da barra, de adágio e de allegro, denominados fouettés, é todo movimento seco (chicoteado) executado pela perna, ou pela perna e corpo, quando este faz um movimento, virando para o lado contrário da perna.


J

JETÉS – Jogados. Passo de allegro. São diferentes tipos de saltos. Pode ser petit jeté, jeté ordinaire, grand jeté, grand jeté en avant, grand jeté en tournant, jeté passé, jetés battement, jetés elancés e, na escola russa, ainda o jeté fermé.


M

MÁITRE-DE-BALLET, MAITRESSE-DU-BALLET OU CHEFE DO BALÉ - É o responsável, junto ao coreógrafo, por manter e remontar, quando necessário, a obra, respeitando sua autenticidade, qualidade técnica e artística. O maitre-de-ballet também dá aulas à companhia cuidando da unidade de trabalho e estilo que estão sob a sua responsabilidade.

MANÉGE - Picadeiro, indica a forma em que o bailarino executa os tours, quando estes são feitos ao redor do palco, como se circundasse um picadeiro imaginário.

MARCHÉ, PAS - Passo marchado ou andado. Um passo comum, feito com o pé esticado, colocando-se primeiro no chão a meia ponta e em seguida o calcanhar.


P

PAS - Passo. Um único movimento de perna, quando no ato de andar ou dançar.

PIROUETTE – Pirueta. Uma volta inteira do corpo executada sobre uma perna (na ponta ou meia ponta), enquanto a outra está dobrada, com o pé em frente ao joelho da perna de sustentação. Quando a volta é feita para o lado da perna que levanta, a pirueta é en dehors; quando a volta é para o lado da perna de sustentação, a pirueta é en dedans.

PLIÉ - Dobrado. Flexão dos joelhos. Um exercício que compõe quase todos os outros da barra.

PORT DE BRAS - Movimento dos braços.

PROFESSOR (A) - É aquele que ensina em diferentes níveis aos alunos a técnica da dança, desde seus princípios básicos até o nível profissional, dependendo de sua capacidade.

PROMENADE - Passeio, uma volta lenta dada sobre um pé (toda a planta no chão ou na ponta, neste último caso com a ajuda de um bailarino), enquanto a outra perna está numa dada posição (arabesque, por exemplo). Devem-se tomar como eixo os dedos do pé, enquanto o calcanhar vai executando uma volta completa em torno dele (o eixo).


Q

QUATRE, PAS DE - Passo de quatro. Uma dança para quatro pessoas. Numa coreografia pode haver solos até para dez pessoas, homens e mulheres. Depois desta quantidade já é considerado Corpo de Baile.


R

REPETITÉUR (ENSAIADOR)
É o assistente do maitre-de-ballet, ensaia as diversas partes da obra, variações, solos, grupos, corpo de balé e é também professor categorizado.


T

TOUR - Volta. O mesmo que pirueta. Em geral as grandes piruetas são mais comumente chamadas tours. Exemplo, pirueta en attitude ou tour en attitude. Também as que são feitas em séries, como o tour piqué.

TOUR EN L'AIR - Volta no ar. Em geral, passo para o bailarino homem. Saindo de 5a posição (ou qualquer outra, em geral 2a ou 5a) no demi-plié, o bailarino dá um salto para cima com as pernas bem juntas ao mesmo tempo em que vira uma ou mais voltas no ar com o corpo.

TOURNANT, EN - Virando. Adicional aos passos que podem ser feitos com uma volta do corpo. Como, por exemplo, o assemblé soutenu, que pode ser simples (sem a volta) ou en tournant.

TROIS, PAS DE - Passo de três pessoas. Variação de dança feita por três bailarinos, em geral duas moças e um rapaz.


V

VALSE, PAS DE - Passo de valsa. O mesmo que balancé.

143 comentários:

Thays disse...

Fiquei com dúvida em relação ao pas de valse ou balancé... não tem coupé qndo o pé vai pra trás?
Na verdade não aprendi assim , mas escola que estou começando a professora quer que faça coupé e to me enrolando toda!!
Tem ou não tem, afinal? :P

Anônimo disse...

Olá, td bem, olha tbém estou comecando a fazer ballet apesar da minha idade, estou amando, afinla era o que eu mais queria.....adorei o seu blog, e parabéns pela iniciativa, eu tbem tenho dificuldades em gravar os nomes....Suellen

Anônimo disse...

Oi tudo bem !!!
Eu tbm faço ballet a 1 ano
e 7 meses e gravar os nomes e sempre difício,mas leve um bloquinhu que resolve o problema!!!!E sobre o pas de valse eu acho que não tem coupé não,mas tbm isso depende de que tipo de ballet vc faz!!!As vezes pode mudar algumas coisas nos passos !!!Eu faço o método royal da escola inglesa e não é assim!!!1 Bjin

Aninha

Anônimo disse...

Ao ver o site consegui várias informações que precisava, menos uma que seria o significado e como se faz o passo chamado Echappe.

Anônimo disse...

olá! bom vou tentar explicar rapido o que é echappe (nem liga que eu não lembro direito como se escreve os nomes dos passos)é um seguinte echappe vem a palavra escape; e tem dois tipos de fazer echape, o echappe sotê(escape saltado) e o echape glissê(escape escorregado)...
o echappe sotê ele é execultado da seguinte forma: inicia-se na 5 posicão, dai vc salta para 2 posição e depois salta para 5 atrás depois 2 posição novamente e termina saltando p/ 5 posição novamente! enfim salte de 2 p/ 5sempre trocando 5 posição!

o echape glisse é quase a mesma coisa...
vc começa fazendo plie em 5 posição (no echape sotê também faz plie pois todo salto exige plie... amor isso é regra lembre-se!) e ecorrega os pés subindo na meia ponta ou na ponta para segunda posição e volta para 5 novamente no plie!
bom por aqui é dificil explicar mais espero que te ajude! se vc quiser ver como se faz olhe este video tem um exemplo que a bailarina faz echappe glisse e passes vc vai saber diferenciar http://www.youtube.com/watch?v=FC4l8FGnHRE espero que tenha lhe ajudado!

by: Jhennyfer Caroline

Márcia Cristina disse...

Olá Carol Lancelloti, boa noite meninas e meninos. Carol seria na verdade uma dica eu tava querendo baixar o dicionário do ballet só que últimamente estou encontrando uns links que não tem nada vê e achei sua pag. de blog por acaso e vi que você mencionou que baixou ai no seu PC será que se possivél né rsrs você poderia me mandar o link?
Caso preferir e quizer responder no meu e-mail é o marciasilva19@yahoo.com.br
Temos muito em comun todos daqui dessa pág. e vi tbm que você é fotografa eu também rsrs fiz curso com a Alice Vergueiro e você pratica a fotografia faz tempo? Está com algum projeto se quizer mostrar só mandar no meu e-mail, obrigada linda até mais.. E boa noite a todos daqui até mais gente.

quel disse...

oi meu nome é maria raquel tenho 16 anos,faço ballet a 6 anos...na verdade a valsinha tem coupé na perna de tras e demi plié na perna da frente,em seguida a perna em coupé faz meia ponta quem esta de meia ponta,ou faz ponta quem esta de ponta e levanta a perna da frente em mais ou menos uns 15 graus...
bjs fui.

Escola de Ballet em Londrina - Gesto´s disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Escola de Ballet em Londrina - Gesto´s disse...

Olá meninas!!
Eu tbm faço ballet e adorei o blog de vcs, é bem legal e tira bastante as dúvidas.
Eu comprei um dvd dicionário do ballet de 2 métodos diferente Royal e Vaganova e ameiiiiiii.
Tem no site de uma escola Gestos ballet pra vender.
Vale a pena!!

Anônimo disse...

Mt informativo, parabénsvai ser bem útil pra mim!
Elisangela

Tamiris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tamiris disse...

adorei o seu blog moça eu e uma amiga minha tbm começamos a fazer balé agora apesar da idade e de algumas dificuldades estou amando o balé é um sonho se realizando

Alan e Vanessa disse...

GOSTARIA DE SABER A TRADUÇÃO DE PASSÉ

Paulinha disse...

Oi Carol,

Gostei muito do seu blog. Fiquei curiosa que aprendeu alguma coisa de figurino na faculdade. Que faculdade você fez?

aninha disse...

oi meninas adorei o bloque e olha faço balé a 8 anos e 4 meses e acreditem as veses esqueço o nome dos passos bjs... e se vcs tiverem orkut pode me add
beijos

Cássia Lopes disse...

achei ótima a sua explicação, fiz ballet durante 13 anos da minha vida estou a dois anos parada, mas surgiu uma oportunidade de lecionar dança para crianças, só que como estou meio afastada não lembrava alguns passos e também estou com medo de pegar muito pesado com as crianças, como vc acha que deveria começar? obrigada aguardo resposta

Roney Andrade disse...

Pefeito, gente estou retornando minhas aulas a pouco tempo e isso veio muito a calhar, meus parabens, o blog é lindo!!!

fab disse...

valeu foi de muita importgancia esse seu documento sobre o ballet para mim pois tbm tnho muita dificuldade em decorar todos esses nomes e sues siguinificas, foui bastante proveitoso para que eu podesse lembrar um pouco.
valeuw msmo!

Laís Magno disse...

Nosa me ajudou muitooo esse dicionário... tenho a mesma dificuldade que vc...

madjô disse...

oi, eu estou fazendo contemporanio e sabe... de certa forma tabém usamos movimentos de ballét clássico. então gostei muito da forma q o blog explica alguns movimentos.queria q explicasse ainda melhor como se pronucia os nomes dos movimentos entendeu???
parabéns pelo blog e obg!!!

Anônimo disse...

sabe me disser oq é frappé ??
obg (:

Anônimo disse...

Olá. Meu nome é Sasha. Eu ando no ballet há 5 anos e estou continuando a seguir o meu sonho. Adoro o ballet, simplesmente a minha vida nao seria a mesa sem ele. Pratico todos os dias e quando nao tenho nada para fazer dou por mim a dançar ballet!!!! eu também estou começando um blog sobre ballet, ainda nao tem muita coisa, mas mesmo assim vai avançar e quando isso acontecer aqui tem o link para quem quiser: www.dancarballet.blogspot.com

Anônimo disse...

oi que bom que tem varias pessoas que começam o balé tarde , sou uma delas , será que existe espaço para nós?

Raphaela disse...

olá carol sou prima da michelle que formou com vc em moda!!!!!!!! amei o seu blog tudo de bom!!!!!!!! abraços

Anônimo disse...

Site fofo d+ ♥

Thayná disse...

Oiie ameii seu blog eu tbm sou muitoo apaixondaa por balé e eu queroo seguir essa carreira de ser bailarina !!

marcelly disse...

eu faço bale desde os 4 anos de idade e tenho onze mas ate hoje eu nao sei fazer o pas de chat

Caroline disse...

faço ballet desde os 3 anos de idade (agora tenho 12) e acho que o ballet nao é so um estilo de dança e sim um momento de minha vida onde me liberto no ballet nao existe preconceito todos sao respeitados e as diferenças ficam de fora.Eu acho que minha vida nao teria sentido sem o ballet♥

Andressa Palomo disse...

Ain amei *-* , postei no meu blog !
http://thedanceasp.blogspot.com/
bgs :*

aline disse...

Eu fis ballet com 4 e 5 anos(eu tenho 10) agora estou fasendo de novo eu sei como e dificil decorar os passos por isto procuro anotar tudo em um caderno.Mas esse blog e mesmo muito legal.:)

Paam disse...

Oi,adorei seu blog,vou fazer um teste para ver se eu entro numa turma de balé lá,e tava procurando coisas sobre o balé,os nomes do passos,quando vi este blog fiquei empressionada tenho 8 anos e fiz balé com 6

vanessa disse...

oi amei essas dicas ,mas quero que vc me ajude a fazer ballet porque não tenho condição.

a bailarina disse...

oi!
eu achei por acaso o seu blog e amei, você colocou muitas duvidas minhas não só aqui este post mas tb em outros concerteza vou sempre visitar o seu blog!!
bjs

alice_Deus disse...

Oi Carol,

gostei muito de vc ter feito esse blog pq ajudou mt gente que faz ballet, agradeço mt a vc continue assim.Bjs.

Carol Motta (: disse...

Ballet é a base de todos e quaisquer movimentos. Faço há 7 anos, e posso dizer, que sem dúvida, foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida desde então.

Anônimo disse...

Iaê, De boa , gente ?
Ta massa o blog ae .
Flw , Bjão :*

Anônimo disse...

amei o seu blog,estava com mtas duvidas pois comecei a fazer ballet a pouco mas de 1 mês.e esta um pouco dificil pra mim pq ja tenho 14 anos.mas graças a seu blog vou melhorar.
bjinhossssssss

Anônimo disse...

Oiii, existe alguma restrição para se começar o ballet depois de adulta? Acho lindo mas não tive a oportunidade de fazer quando criança.. Gostaria de saber se ainda dá tempo (não tenho vontade de dançar profissionalmente, mas acho linda a dança).

Muito obrigada e parabéns pelo Blog.
Michele

Anônimo disse...

ki intereçante,gostei muinto!!!
beiju, mi liga gata

gabi monteiro disse...

oi sou eu di novu mininas. eu muinto burra clikei no anomimo devia tê colocadu meu nomi, apilido, eticetrâ...Mais eu num sabia mesmu ne gemte?
miu Beijus da gabriela monteiro ramos

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Jéssika Laranjeira disse...

Adorei tudo aqui! Fiz ballet quando era criança, parei, mas voltei agora e estou amando mais ainda! Tenho um blog também, e em breve farei uma matéria divulgando este blog e publicando curiosidades sobre o ballet, minha nova grande paixão. Meu Blog: http://clubedocurioso.blogspot.com Obrigada!

ballet minha vida disse...

oi eu adorei
by:leticia

Amanda disse...

EU adorei faço ballet a 6 meses mais adoro esse blog tem tudo sobre ballet por isso deixei no meu orkut o site gravado pra quando eu quiser tirar uma duvida e so eu entrar parabens a pessoa que fez este blog continue no ballet bjjs XD

Anônimo disse...

Oi gente, faço ballet desde os 8 anos (tenho 16)e amo o que faço e tudo que o ballet me tornou,pois muda a vida e hoje sou muito feliz com que faço.
Parabéns pelo blog, tem tudo que uma bailarina precisa saber, tanto para as iniciante quanto para as avançadas.Continuem assim.
Beijos

G delara disse...

eu fasso ballet
e muito legal
o principal passo na minha sala e o plié.

Anônimo disse...

Adorei o blog mas faltou Grad ecar e Grad Jeté!!!

Pedro disse...

Obrigado Carol pela sua exposição, no dicionário.
Tenho um afilha de 9 anos que veio da rítmica. Tem muito boa elasticidade, mas dos nomes da posições nada sabe.
Recorri ao seu blog para a tentar ajudar e julgo que com o que tem atingirei o mau objectivo. Ajudar a minha filha.
Obrigado mais uma vez.
Pedro

anderson disse...

oi sou anderson tenho 23anos, amo ballet vou me casar e eu e minha futurw mulher resolvemos fazer uma cerimonia com a nossas alunas fazendo uma dança classica,, bjsss a todos...

Paloma disse...

obrigada carol pela sua ajuda eu quero ser uma bailarina eu pratico ballet e jazz eu quero ser como voxe
:) *_*

Anônimo disse...

nossa fiz 6 anos de ballet, e parei , vendo o blog me deu uma saudade =/ , muito lindo parabéns

Anônimo disse...

adorei o blog faço ballet a 8 anos jazz a 7 comtemporaneo a 5 e moderno a 4 e achei o blog maravilhoso parabens

muito mais* disse...

esse blog foi recomendado pela minha escola de ballet,o studio cisne negro. estou amando este blog,mais falta muita informação ainda!!! prescisam pesquisar mais,colocar mais imagens dizendo exatamnete,pra quem tá começando naum ta mto claro!!! minha irmazinha ta começando e eu já to no sétimo ano,e ele naum entende nada!!!
bjo pessoas,e naum esqueçam a minha dica!!!
imagens

Anônimo disse...

Eu ando na EDCN e acho que estão muito bem continuem fazedo assim os passos.Joana

Anônimo disse...

Muito bom!!!

Anônimo disse...

Olá, adorei seu blog, parabéns pela iniciativa, e eu faço ballet a 9 anos e meio !

Anônimo disse...

maaaana, vo seguir o teu exemplo e ctrlc ctrlv no meu word , vai se tipo, mt útil.

Anônimo disse...

Posso usar o dicionario no meu blog?
balletnaveia.blogspot.com
Deixe um comentario para mim seria melhor .
Obg

Bárbara disse...

RESPOSTA PARA THAYS:
Olha thays no caso do balancé ou pas de valse, como preferir, tem sim o coupé na perna de trás, ou seja a que ataca.

Anônimo disse...

ola,meu nome e estevao tenho 13 anos nao faço nenhuma aula seria de bale porque nao tenho coragem de pedir meus pais ,porque o bale e uma dança muito discriminada entao eu mesmo montei meu estudio nos fundos de casa e faço meus treinos diarios pego alguns passos na internet etc.
Emfim eu queria pedir a sua ajuda para conseguirn ter um resultado pelo menos nos meus treinos!
Obrigado.

Anônimo disse...

Nunca fiz balé, ams desde pequena tenho um sonho pra aprender muitas coisas! Participo de um grupo de dança e muitos desses pequenos me auxiliaram a ter mais delicadeza e tecnica para fazê-los.

Parabéns

frAan disse...

parabens gostei muito do blog
faco balle a quatro anos e acabei de passar na escola minicipal de bailado de sp o blog vai me ajudar mt agora

Natália :* disse...

Adorei, me ajudou muito, faço ballet a 8 anos, tenho 12. Sou apaixonada, comecei aos 4 aninhos e talvez eu vá até os 84 aninhos KKK

Anônimo disse...

Adoooooooorei o Blog, se eu fizesse esse ano faria 13 anos que faço ballet, sou apaixonada, e por alguns motivos deixei... Me arrepende resolvi procurar sobre esse assunto no Google, e achei esse blog Lindissimo, me deu saudade, vontade de chorar, vocês estão de Parabéns, continuem assim! Beijos :)

Anônimo disse...

adorei as dicas ...faço balle a um ano estou me sentindo realizada em realizar um sonho de infancia...e como ja foi dito o nome dos passos e bm omplicado aprender...
bjsss

Anônimo disse...

Adorei o blog....faço ballet a 7 anos e meio, e tem passos q ainda não decorei....rs'
mto obrigado...
beijos beijos!

Anônimo disse...

Olá eu sempre amei arte e a dança é o que mais me fascina! E o ballet sempre fez meus olhos brilharem, mas eu nunca fiz aulas e agora tenho 18 anos e não sei se devo começar a fazer. A minha grande duvida é se não é necessário ser mais nova para iniciar as aulas de ballet...bjs

Anônimo disse...

Faço Ballet a 11 anos mais eu adorei esta super lista.
Apesar de tantos anos de Ballet sempre é bom pesquisar um pouquinho!

Bjs
Fe

Eloise disse...

Eu faço bale a 3 anos e o se blog me ajudou. Para a minina que perguntou o que e frapé:

Frapé e um exercicio em que o pe de apoio fica para fora e o pe que vai executar o exercicio bate o pe no tornozelo existem varios tipos mais um deles vc tem que usar:

Ou vc bate o calcanhar no tornozelo ( isso se o exercicio for se executar com pe flex)

Ou vc bate o dedinho se for pra fazer tandy na frente ou o dedão no tornozelo se for tandy a atras ao lado depende de onde vc esta vindo da frente ou de tras importante lembrar que o Frape sempre vc sempre tem que colocar o pe no tornozelo. E na minha opinião e o exercicio mais gostoso de se fazer...

Espero ter ajudado beijos . Eloo

Eduarda disse...

estou começando agora sinto muitas dificuldades é normal?

Guilherme disse...

Eu tenho 19 anos,comecei ballet aos 18 e estou encantado,apesar de tudo parecer muito dificil espero dançar alguma coisa um dia!

Anônimo disse...

desculpe mais vol fazer uma critica a 1 possição dos braços é na altura do umbigo e a possição preparatoria fica em baixo so um pouquinho longe da coxa

Anônimo disse...

gostei do blog =D
me ajudou a lembrar o nome de alguns passinhos que eu tinha me eskecido O_O fazer teste de ballet tem de se prevenir =D
T.T pena que eu sempre me confundo em questões de pirutetas en dedans e en dehors, se bem que decorar passos tbm naum eh meu forte, mais mano! vlw \o/

Anônimo disse...

Oiiiiiiiii. meu nome é Ana carla.
Amo ballet de paixão, amo a dança, eu sentia uma coisa tão especial quando eu dançava a musica mi encantava de uma forma magica, era como se quando eu dançasse ballet eu virava um alguém.
Mais meu encanto acabou quando parei de dançar ballet, tive que sair, foi como uma criança perder a mãe uma dor semelhante. tive que sair porque meus pais pediram, chorei demais, mais até hj danço sozinha sem nenhum olhar sem nenhum aplauso, tenho apenas 15 anos e sonho em voltar a fazer ballet, mais me doi saber que desaprendi tantas coisas que eu sabia. mais juro que esse amor pela dança não vai acabar. agoro eu expresso meu amor pela dança na arte de dezenhar...
amei seu blog *--*

Anônimo disse...

Amei o seu blog!!!
Começei ballet a pouco tempo e tenho muita dificuldade por não gravar nomes e posições.
Fiz ballet quando pequena, mas se te disser que não lembro nada! rsrs
Tenho muita dificuldade em executar o PIROUETTE. Tem algum exercício que possa me ajudar a executa-lo com perfeição?
Bjs Lú

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Daniela e queria uma opinião de vcs , minha vida é ballet, começei aos 3anos de idade,fiz 6 anos de ballet e depois meu pai me tirou. Agora ele nao aceita que eu volte , oq eu faço ? seria melhor eu enfrentar ele e realizar meu sonho ? ou deixar isso de lado ?

bea.chevalier disse...

ADOREI O BLOG!
Fiz ballet por 9 anos ( 3 aos 12) e parei devido a um problema no joelho que as atividades acabaram me causando.Fiquei 3 anos parada e estou com 16 anos agora.
Voltei a alguns meses e não me lembrava exatamente dos nomes dos passos. Me ajudou bastante.
Parabéns. E boa dança pata todas (os)

Ana Botafogo disse...

Olá meninas aqui é a Ana , eu adoro ballet clássico e fico muito contente em saber que as meninas do brasil , e também de outros países a maioria gostam de ballet clássico , me sinto orgulhosa e honrrada .
Beijos meninas !!!

Anônimo disse...

Oiiiii!Faço ballet a pouco tempo.EU amoooooooooo ballet e sei quase todas as posições e tambem adorei aquele dicionario. bjos.

Iuiú Botelho disse...

Olá! Sou formada em Dança há muitos anos e estive sem dançar por outros tantos tendo voltado há mais ou menos dois anos. Estou hoje com 44 anos e redescobrindo as possibilidades do meu corpo através da técnica clássica que hoje vejo com novos olhos (minha formação foi mais dentro do contemporãneo).
Parabéns pelo blog e pela audácia de começar agora no ballet. Sempre acreditei no potencial de toda e qualquer pessoa para a arte e mais ainda para a dança, pois todos estamos feitos de movimento desde a concepção até a morte. Só não pode mais dançar quem morreu e... quem garante que o espírito não continua a dançar mesmo separado do corpo prá que foi feito????
Grande abraço!

Asuki ah disse...

http://f-ballet-dancer.tumblr.com/
veja o meu blog por favor <3
deixe um comentário ou uma sugestão
agradeço

gostei muuuuito deste post. ja estou segunido seu blog
beijos e feliz páscoa!

Marcela disse...

Ameei eu começei a pouco tempo tenho 12 anos e fico meio confusa com os nomes dos passos

Mariana disse...

oi querida! tenho um sonho antigo de dançar balé,mas somente como uma realização pois ja tenho 27 anos, mas onde começar aqui em Brasilia?

criscia M disse...

axei xou esse site

DIVA QC disse...

oi adorei tudo !! gostaria de saber como se faz(alguns exercícios) para ganhar flexibilidade!!! obj espero que me ajudem!!!!

sumaya disse...

oi! eu nao sou bailarina mas quero cer tenho 8 anos e vou faser umas peguntas tipo entrevista:bailarinas viaganjan pelo mundo apresenta?/bailarinas pressisam de que alimentassao? e outras perguntas mas primeiro vou faser blog de sonho de bailarina depois que eu fiser eu ta avisso ta? bjs

Anônimo disse...

Olá, faço ballet a 6 anos(ja estou an ponta a 3) e gostaria de saber como é o gran de car.
Valeu

Anônimo disse...

Eu sou bailarina a 12 anos, e adorei suas explicações, são resumidas e fáceis de entender.Parabéns!

Anônimo disse...

eu adorei mais tenho uma pergunta
esse dicionario foi inspirado no livro???
me respondão logo!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Ola eu faço ballete queria saber que passo e glisse
bjos muito obrigada

Renata disse...

Gostei muito de saber que eu não sou a única que comecei o ballet depois de adulta....com 33 anos.
Estou muito feliz de estudar ballet e agradeço MUITO pela sua iniciativa, pois memorizar os nomes é mesmo muito difícil!!!!
Abraço

Anônimo disse...

Nossa que otimo esse post
Qndo eu fazia ballet tbm tinha duvida nos nomes ... :D

--Larissa-- disse...

Oie gente :) faço ballet a 8 anos e entre esses 8 anos tive uns 2 intervalos de 1 ano e sempre quando volto tenho que entrar em algum site pra relembrar os nomes rsrs esse site me ajudou muito só que faltou ilustraçoes seria mais facil de entender! mas mesmo assim está ótimo!! Parabéns

borboleta disse...

OLA,COMO SE EXCOULTA EXATAMENTE O GLISADE

Jéssica disse...

Oii'e o meu nome é Jéssica, tenho anos e faço ballet a 4 anos, eu gostária de saber o que é coda??
BJINHOS valew

Anônimo disse...

Me desculpe se vou ser grossa mas vc nao deveria ficar postando por ai coisas q estao totalmente incompletas . nao estou dizendo pra vc parar de postar ,,mas so completar o que esta faltando .
sem ofender o seu é 7.00001

Thaina disse...

Olá gente, adorei os posts desse blog, são maravilhosos! Eu fiz ballet 1 ano e 6 meses, por motivos de onde estudo fiquei 6 meses fora cheguei em abril, mês passado voltei pro ballet, e essa semana como "aprendemos" piruetas minha professora mandou fazermos uma por uma. Quando chegou minha vez ela disse que eu fazia uma coisa impossivel praticamente que só quem tem muita técnica consegue, ela disse que demorou 1 ano pra ela conseguir, mas eu já em praticamente minha primeira aula de piruetas consegui dar as piruetas por impulso, com o corpo perfeita na ponta. Eu queria saber se o "impulso" vai ser bom para o meu futuro ou vai me prejudicar... Afinal eu não tenho o corpo perfeito de uma bailarina, peso 50 kg e tenho 1,56 cm estou muito longe da perfeição, e como onde eu faço ballet exigi muito, eu praticamente choro todos os dias quando estou em casa por causa da dor, mas é um sonho e eu já pulei 2 niveis, minha mãe tem medo de eu ficar com algum problema devido minhas dores na perna, e eu já torci a perna 2 vezes, o que me dá medo de não conseguir me formar. Daqui a 3 meses eu vou escolher meu "pas de deux", me ajudem a conseguir superar esse meu medo, por favooor! Beijoooos!

Gabriela disse...

Olá,td bom?...Adorei o seu blog,ele é bastante interessante!.. Eu fiz ballet durante 2 anos só que depois ele acabou e fiquei uns 4 anos sem fazer..agora estou c/ 19 anos e vou voltar p/ o ballet, estou muito empolgada! :D ainda sei fazer os passos e talz, só que não lembrava o nome de alguns deles... queria tirar uma dúvida em relação a sapatilha de ponta, quando o ballet acabou eu ia começar a usar a ponta e como estou voltando agora há a possibilidade de eu já entrar na ponta ou vai levar algum tempo?.. bjoss

Anônimo disse...

Gente, adorei isso!

Karla disse...

Parabéns pelo blog.
Estou muito animada, pois comecei minha primeira aula de ballet ontem, aos 24 anos. Era um sonho de menina que só agora pude realizar. Sei que não serei uma grande bailarina, mas seria uma bailarina feliz. (São muitas dores nos pés, mas valerá a pena). Continue com o blog!

Maísa disse...

Olá, adorei seu blog, Parabééns!
eu fazia ballet e faz uns 4 anos que parei, e estou com muita vontade de voltar, e seu blog me deixou mais empogada ainda... hehe.
beijão! e seu blog esta fantastico!:)

Parole... disse...

Oii,achei o blog por acaso e curti muito. Fiz ballet por 3 anos quando era criança e acabei parando. A anos não faço mais aula, mas nunca desisti do ballet. Ainda tenho todas as manias e tregeitos corporais tipicos, rss. Amo o Ballet e adoraria voltar. Sendo assim, alguem poderia me indicar uma escola boa e de preferencia nao muito cara,rss? Moro em São Paulo e o ballet é um sonho que ainda pretendo realizar.

Obrigada, bj.
Carol B.

AnaLuísa disse...

Olá, o meu nome é Ana Luísa, eu nasci e moro em Brasília.Faço ballet desde os meus dois anos, e eu tenho dez anos.
Eu amo o ballet com muita paixão.Já sei fazer todos os passos do blog, mas adorei as iniciativas.O ballet me inspira para quase tudo, eu admiro a Ana Botafogo.Te desejo muita sorte no ballet para decorar o nome dos passos e faze-los.

Anônimo disse...

Parábens pelo site! Comecei no ballet semana passada e suas dicas foram preciosas! Obrigada!

Laura Santiago disse...

eu tambem faço ballet e não concigo guardar o nome dos exercicios na cabeça esse dicionairio me ajudou muito adorei o blog

ass: Laura Santiago

#stinha disse...

Tem sim coupé no final.
coupé, pé que está no cupé fica em elevê o da frente tbm fica logo me siguida o que estáva atraz passa para frete em elevê e o outro fica em coupé.

Luíza disse...

Olá Carol, faço balé desde 2 anos (tenho 13) e apesar do tempo, isso me ajudou bastante! Adorei seu blog, sempre que puder vou acessar. Parabéns! bailarinas, me sigam para conversarmos! ( @lu_frozel ou lufrozel@hotmail.com)

sulia marques disse...

oiiii
meu nome eh sulia
eu tenho 21 anos e simplismente amooo ballet!
mas nunca dancei, nunca tive a oportunidade.
agora eu vou entrar nas aulas.
queria saber se eu, sendo tãããão velha, posso ainda aprender de verdade a dançar.
se puder responder no meu e-mail, eu agradeço!!
obrigada!
bjus!
sulya_littrell16@hotmail.com

Anacia Chirstina disse...

Ola sou Anacia tenho 16 anos e atualmente estou morando em Vila Velha- ES gosto de dançar espontanêo na igraja onde eu congrego algumas vezes colocamos alguns passos de ballet na nossas coreografias principalmente o tendu e temtinha algumas palavras que nós não sabiamos o significado e o seu blog nos ajudou muito
obrigado.

Jullie Marie disse...

Oi... Me chamo Jullie e começei o ballet faz 1 mes e meio, e foi bom ter encontrado o dicionário do Ballet porque sinto dificuldades( problemas de audição) na hora em que a professora começa a falar esses nomes, e isso com certeza vai me ajudar muito..

Allan Aquino disse...

Gente amei o blog, meu nome é Allan Aquino faço ballet uns 10 anos hoje ja tenho 18 anos -quase 19- meu estilo é classico mas, to amando o contemporaneo-to aprendendo na igreja qual participo(Igreja do Evangelho Quadrangular). De verdade amei o blog, qualquer dividas so me procurar...
email: ala.allan@hotmail.com
P.S.:O email informado vale pra MSN, hotmail, FACEBOOK, ORKUT. Enfim, pra tudo!!

Anônimo disse...

Alguém sabe como é a prova de admissão para a escola estadual de dança maria olenewa EEDMO?

Anônimo disse...

OI AMEI SEU BLOG.COMECEI A PRATICAR O BALÉ CLASSICO AOS 16 ANOS HJ TENHO 27 ANOS.SOU PROFESSORA DE BALÉ CLASSICO A 8 ANOS E ESTOU ME FORMANDO AGORA EM EDUCAÇÃO FISICA.ESTOU SEM PRATICAR A 2 ANOS MAS VOLTAREI NO PROXIMO ANO.BJOS

HP Forever Mahara Raawr disse...

Olá! Faço ballet a quatro anos e já estou na sapatilha de ponta. Mesmo sendo muito nova (Tenho 12 anos), já entendo bastante sobre ballet. Vi algumas perguntas e quero falar que sim, o pas de valse tem um coupé atrás (Piso, coupé, elevation do pé). Qualquer coisa, enviem um e-mail para mim. mahara.flu@gmail.com
Adoro conhecer novos colegas de dança!

Anônimo disse...

Oi,amei seu site faço ballet a 3 anos e no próximo ano se Deus quiser vou pra ponta,nossa,quando soube desta notícia fiquei felicíssima!!!
Parabéns pelo site e continue assim.
Bjs.

Anônimo disse...

Amo ballet, é minha vida e meu prazer!

Miriam disse...

oi carol. Eu chamo-me Miriam e amo o ballet
desde pequenina eu queria ser bailarina mais nao tive a oportunidade
mais agora que tenho daqui a alguns dias eu vou começar ja a treinar. Com este site eu vou aprender mais sobre os passos de ballet. Adorei e continue assim. Eu quero te desejar boa sorte continue em frente com este blog de ballet que sera um sucesso :)

Anônimo disse...

Eu tenho 10 anos e faz 2 anos e meio que faço 1 hora de sapatilha de ponta !I love BALLET!!!!!!

Anônimo disse...

me chamo Gabriela tenho 14 anos ha 7 anos faço ballet classico isso ja virou uma paixão ja viajei para apresentar em alguns lugares e não pretendo parar cedo ja estou na sapatinha de ponta fasso varios testes para entrar em escolas melhores para sempre evoluir mais

Anônimo disse...

Oi meu nome é Andressa Eu fiz ballet por 1 ano e já aprendi mt coisa só que algumas coisas eu não sei
gostaria que vc fizesse um Tutorial Com Alguns Passos ...


Obg desde já ;-).

Liliane Brumiller disse...

Olá pessoal....sou prof de ballet há muitos anos e estou escrevendo um manual didático prá tentar ajudar pessoas que tenham dúvidas aobre o ballet... se eu puder ajudar em alguma coisa, me perguntei que teno ajudar vcs...adoro trocar informações, aprendendo e ensinando...beijos...

Liliane Brumiller disse...

ops, desculpe-me a escrita...falharam algumas letras....me perguntem que tento ajudar....

Anônimo disse...

comecei a fazer ballet no inicio desse ano e estou muito feliz...bom como sou anciosa para as aulas eu entro no pc para ver os passos e etc...e eu estou treinando a valsinha so q e meio dificio...agora o ballet faz parte de minha vida eu adoro o ballet...obrigadooo...bjkaas

Anônimo disse...

ola!sou bailarina tenho 11 anos bom vai fazer 9 meses q eu entrei no balé gostei muito deste blog espero que cada coisa que for descobrindo a mais você va escrevendo aqui salvei todo este blog agora entrarei todos os dias!eu agradeço a você por ter feito este blog! gostaria muito se respondesse este recadinho

Anônimo disse...

Eu achei muito interessante!
Faço ballet à 6 anos e tenho 9 anos!
Adore!

Andressa disse...

Olá, sou professora de ballet, danço há 17 anos. O dicionário ajuda bastante, mas contém algumas, eu não diria erros, mas incoerências. Por exemplo, nele fala-se que o PROMENADE em uma base só (uma perna) é feito com a ajuda de um segundo bailarino, dando a entender que se exclui a possibilidade de executar sozinha. Isso é completamente errado, pois não só é possível como muito utilizado pela Royal Academy of Dance ;)

Giovanna disse...

Preciso de ajuda, Suplex se escreve assim msm?? preciso ter certeza, quanto mais rapido me responderem melhor!!

Anônimo disse...

Amei o blog ele esta me ajudando mtu pois fiz ballet 9 anos (dos 3anos aos12anos) com o metodo Russo agora q estou com 15anos voltei ao ballet mais faco aula no ballet rosana alvez e o metodo eh o da royal com o seu blog estou comecando a decorar mtu mais facil os nomes. Bjs Ethyenne

Anônimo disse...

Eu Com Dúvida Em Muitas Coisas De Balé Dias 12/06/2012 Eu Faço Uma Redação Sobre Balé De Tudo Que Eu Aprendi Mais Aqui Não Tem Tudo Que Eu Apredi: Demi Plier,Degagé,Plié,Primeira Psição,Segunda Posição,Quarta Posição Etc.

Maluh.Sapatilha de Ponta disse...

OOOi foofa! simplesmente ameei o blog, eu tbm tnho um blog, mais ta bem nio comecinho. Faço balé á nove anos, e até hj naum decorei tdos os nomes de passos acredita??? Pois é! Vc tem alguma dica p me ajudar a decorar??????

Anônimo disse...

Olha só ,faz 9 anos que faço balé ,vai fazer 10 anos ano que vem ,faço balé classico , na valsa dependendo de como e sua valsa ,a maioria das vezes tem coupé . Uma dica para quem ta começando , toda vez que chegar em casa , anota todos os passos que a professora de vocês deram . Anotei , porque depois de um tempo você não vai anotar e sim , vai tem que gravar tudo na cabeça .

Marina disse...

Olha, eu faço italiano, e agio é indicação de rapidez! Adagio vem do italiano ad + aggio, então não pode significar lentamente! Aliás, adágio pode até ser lentamente, mas não por derivar do italiano! Ou uma coisa ou outra!

Só uma dica =)

Beijos ;)

Matheus disse...

Marina... Adágio é uma palavra FRANCESA DERIVADA italiana, ou seja, significa lentamente sim, podendo significar devagar ou em descanso, pois pode se referir por exemplo a parte do pas de deux onde os dois estão em cena e o cavalheiro está evidenciando a moça, logo após a introdução...isso é um adagio é indiscutivelmente LENTO!

fica a dica

;) abraços

Anônimo disse...


Ola meninas, pelos visto isto é uma reunião de adultas no ballet.

Reunião. Sou moçambicana e embora já dance há um tempinho, também comecei a fazer ballet muito tarde. Mas, antes tarde que nunca. Gostei do dicionário, ler um pouco todos os dias e principalmente o significado pode ajudar a fixar os nomes e posteriormente os movimentos. Vou usar. bjnhos

Kika Butterfly disse...

Olá,
seu artigo me foi muito útil.
Eu amo dança e participei de coreografias em igreja evangélica durante 10 anos; me interessei por balé aos 16 anos e mesmo achando lindo só comecei a fazer aos 24 anos quando tomei coragem e as condições financeiras permitiram. Estou no segundo ano e me preparando para, se Deus quiser, subir nas pontas no ano que vem. Além do ingresso tardio no balé enfrentou outra dificuldade: o sobrepeso mas apesar de tudo não penso em desistir e estou amando cada vez mais!

Gabriela Sulivam disse...

eugostei de apreder todos esses passos + eu qeria ve o pacê!

Anônimo disse...

Olá eu tenho 11 anos e na verdade o pas de valse (que é a valsa) esta errado, eu não sei como explicar mas sei que não é a mesma coisa que o balance.
bjs

Mariana Santos disse...

Olá, bem ?
adorei seu dicionário, eu Faso ballet a 5 anos e ano passado entrei na sapatilha de ponta e foi muito bom ler e relembra dos passos pois quando estou no palco me sinto como se ali fosse minha casa.
obrigada, amei relembrar os passos !!!!

Anônimo disse...

nao fala sobre os rises,skip,galoppe,rond jumb a terre tem de mehorar isso eu vim aki para fazer um trabalho da escola de dança e nao estou a conseguir fazer nada entrei para a escola a 3 dias e a professora queria que eu preenche se aqui uma coisa e eu nao stou a conseguir fazer nada .~
pode ser que para a proxima consiga elogiarvos

Amanda Tanan disse...

Oii, amei o dicionário serviu bastante ,começei a fazer balé com 3 anos sair com 6 a 7 anos, voltei com 9 , sair com 11 anos, agora voltei com 15 no nível mais acelerado . Proximo ano se eu não desistir já estarei de sapatilha de ponta ! Beijos

Anônimo disse...

Ameiii o blog até mesmo pelas imagens os nomes dos passos..show parabéns